“Kardec”, cinebiografia do francês Allan Kardec (1804-1869), o “pai do espiritismo”, teve pré-estreia nessa terça (07/05) no Kinoplex do Shopping Leblon. O evento lotou duas salas para assistir a história dirigida por Wagner de Assis baseada no livro “Kardec — A biografia”, de Marcel Souto Maior. Logo na entrada, exposição dos figurinos de época, um sucesso.
Além de elenco e equipe, muita gente ligada ao tema apareceu, mas muitos também interessados em história e investigação. Cético até os 50 anos, Kardec era católico. O protagonista, Leonardo Medeiros, mudou de hábitos depois da produção. “O filme me deu um empurrão e acabei virando vegano. A parte da fenomenologia não é muito a minha praia, mas a parte dos preceitos dessa doutrina é muito legal, poucas religiões trazem esse conforto”, disse ele.
O diretor Wagner gosta de definir o longa como universal. “Não é um filme espírita, porque não acredito no gênero espiritismo, como temos o drama, a comédia, mas combato esse rótulo porque é uma doutrina, pode ser qualquer coisa, menos um gênero cinematográfico”.