O VII Fórum Jurídico de Lisboa vai ter 85 juristas entre brasileiros e portugueses palestrantes para o seu evento anual em parceria entre o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP/FDUL), entre os dias 22 e 24 de abril, na sede da instituição. O melhor? A renda das inscrições, a R$ 100 e R$ 50 (para estudantes), vai toda para Brumadinho.
Entre os confirmados estão Sérgio Moro, ministro da Justiça, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre, presidente do senado e do Congresso Nacional, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Mauro Campbell, ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Com o tema “Justiça e Segurança”, o evento pretende discutir assuntos relevantes com foco no Brasil e Portugal, claro. Vale esclarecer que Alexandre de Moraes foi convidado antes da sua decisão em censurar os sites “O Antagonista” e “Crusoé”, mandando retirar do ar reportagem que citava o apelido de Dias Toffoli na Odebrecht — “amigo do amigo do meu pai” —, e, ainda, fazer buscas e apreensões na casa de pessoas que criticaram o STF nas redes sociais.