Existem épocas na vida em que o inverno custa a passar, retardando a chegada da primavera. Esse é o período que nós, cariocas, infelizmente, estamos vivendo. Este ano, perdi minha mãe no carnaval. Hoje, por obra do destino, sentado, em meditação, no sofá do CTI do hospital São Lucas, ao lado do meu pai, que também adoeceu, me dei conta do tamanho da resiliência que a maioria do nosso povo do Rio possui. Algumas pessoas da equipe do hospital, depois de mais de 12 horas de trabalho ininterrupto, manifestavam enorme carinho e abnegação com meu pai, como se estivessem tratando de um familiar em suas próprias casas.
Acredito piamente, pelo treinamento espiritual que tive com o meu mestre Maharishi, que a “lei do retorno” é inexorável, determinando que toda a ação produz uma reação com a mesma intensidade, no sentido contrário. Se você quer amor, dê amor; se quer generosidade, seja generoso com os outros; e assim, sucessivamente. Quando jogamos uma pedra na superfície de um lago, ela provoca ondulações que atingem a margem e retornam ao seu ponto de origem. Analogamente, quando a atmosfera de uma cidade está sobrecarregada pelo nível de estresse dos seus indivíduos, gerando um declínio em suas consciências, ocorre uma ruptura no funcionamento coerente da natureza, que, ao ser desequilibrada, acaba gerando todo tipo de desordens sociais e climáticas para os seus cidadãos.
A terra é um corpo vivo que perde sua saúde quando nosso nível de harmonia espiritual se degenera. Estudos realizados pelo Prêmio Nobel de Física, na Inglaterra, em Cambridge, em 1973, o Dr. Brian D. Josephson, demonstraram que, ao praticarmos a Meditação Transcendental, a coerência das nossas ondas elétricas cerebrais podem influenciar coerentemente 99 pessoas à nossa volta. O estudo, em 1977, nos Estados Unidos verificou que 11 cidades que tinham 1% da sua população praticando a MT conseguiram diminuir em até 40% o índice de criminalidades, acidentes e entradas em hospitais. Esse estudo sobre o nível da consciência coletiva provocou a iniciativa da prática da Meditação em grupo, nas escolas e universidades.
Klebér Tani é diretor da Sociedade Internacional de Meditação, discípulo pessoal de Maharishi Mahesh Yogi, o monge que trouxe a Meditação Transcendental para o Ocidente. Klebér está, há alguns anos, à frente de uma academia de MT no Leblon (21-2239-7066), onde é professor de muitos cariocas.