Trinta crianças da Escola Parque da Gávea estavam a caminho de uma festa de aniversário no momento em que a enchente atingiu o ônibus, nessa segunda-feira (08/04). Buscando um refúgio, os pais do aniversariante saíram do veículo e encontraram abrigo nos pilotis do Lagoon. “As crianças estavam agitadas, nervosas, várias molhadas, uma situação difícil de controlar”, diz Caio Cunha, Relações Institucionais de uma empresa carioca e pai de um dos alunos, que saiu de casa de moto para encontrar o filho.
Ao pedir ajuda no Cinépolis Lagoon, o gerente disse que fechavam à meia-noite, e ninguém poderia ficar por ali. “Depois de gastar R$ 90 em pipoca para saciar a fome da criançada, perguntei se pelo menos a pipoca que iria para o lixo poderia ser cedida às crianças no final do expediente. Negativo”, conta Caio.
Porém, ali, no complexo, existe o Blue Note, dos sócios Luiz Calainho e Daniel Sztajnberg, que abriu as portas da casa para que as crianças pudessem se acomodar nos sofás. E, além disso, o restaurante italiano Gratini, do chef Willian Gratini, que fica no 1º andar, sabendo da situação, preparou pratos de “penne à bolonhesa” para alimentar as criancinhas, lá pelas 00h40. Depois disso, ainda permaneceram na casa até umas 4 da madrugada. “Sinceramente não me senti fazendo nenhum grande ato. Era o mínimo, apenas o mínimo”, diz Daniel.