O taxista carioca Fábio Navarro Serpa está fazendo sucesso nas redes sociais. Tanto que foi parar no site oficial da Prefeitura da cidade. Ele faz o que a maioria dos seus colegas recusa: transporta bichos de estimação. Em sua página no Facebook, ele costuma falar dos elogios de clientes que têm dificuldades em conseguir um motorista que aceite animais. Um dos posts rendeu 5,6 mil curtidas e 2,5 mil compartilhamentos e muitas clientes novas.
Fábio decidiu expor o problema nas redes ao deparar com uma passageira que contou ser muito difícil conseguir que um carro parasse para ela e seu amigo peludo. “Uma senhora me fez sinal com cachorro no colo; eu, na hora, parei para atendê-la. Como sempre, perguntei para onde ela iria e, no meio do trajeto, ela me elogiou pela educação e disse que era muito difícil pegar um táxi com seu cachorro e, inclusive tinha um Setter, uma raça maior, e não saía com ele por não conseguir um táxi. Diante dessa situação ofereço-me a qualquer pessoa que queira transportar seu animal, seja ele qual for. Não cobro nada mais por isso e estou pronto para servir aos pets com a atenção que merecem”, escreveu.
A Prefeitura tem um regulamento que define as regras para o transporte de animais em táxis. Segundo esse texto, o motorista é obrigado a levar o passageiro com animais acondicionados – em uma caixa ou bolsa para transporte de pets, por exemplo – ou com um cão-guia. Em qualquer outra situação, o taxista pode recusar a corrida – a menos que o nome dele seja Fábio Serpa.