Dois museus serão inaugurados em outubro, em homenagem ao trabalho e ao universo criativo do grande costureiro Yves Saint Laurent. No dia 3 de outubro, abre ao público a “Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent“, em Paris, com espaço de exposição de mais de 450 m2, todo renovado pela cenógrafa Nathalie Criniùere e o decorador Jacques Grange. O espaço ainda conta com acessórios, mais de 50 looks, croquis, fotografias e vídeos em uma nova mise-en-scène na maison de alta-costura.
Em seguida, no dia 19 de outubro, inaugura-se o Museu Saint Laurent, em Marrakech, em uma superfície de 4.000m2, onde uma grande parte do espaço será dedicado a uma exposição permanente de mais de 5 mil looks e acessórios, com cenografia de Christophe Martin; e ainda, espaço para exposições temporárias, auditório, terraço, boutique, livraria com mais de 4.500 trabalhos consagrados da moda e do design, e, para completar, um restaurante.
A arquitetura do prédio, todo em terracota na parte exterior, é assinada pelos arquitetos franceses Olivier Marty e Karl Fournier, do studio KO; no interior, uma decoração luxuosa para realçar as peças maravilhosas do grande mestre da costura.
Musée Yves Saint Laurent – Paris
5, Avenue Marceau – 75016
Musée Yves Saint Laurent – Marrakech
Rue Yves Saint Laurent
————————————————————————————————————————————
Este mês, de 26 de setembro a 3 de outubro, acontece mais uma edição da mais importante semana de moda internacional, a “Paris Fashion Week“, com as coleções de primavera/verão 2018.
Como vocês podem imaginar, serão centenas de desfiles assistidos por editores de moda, compradores, influenciadores sociais e convidados. O que tem de novo nesta fashion week parisiense: a Maison Dior, nesta edição, faz seu desfile no primeiro dia, já dando o clima da estação.
O desfile mais esperado é o da Maison Givenchy, com a nova diretora criativa (“chuchu” das editoras de moda), Clare Waigth Keller. Outros novos diretores artísticos irão apresentar seus desfiles nesta edição também: Natacha Ramsay-Levi, da Maison Chloé, Olivier Lapidus, da Maison Lanvin, Serge Ruffieux, da Maison Carven e Marco Colagrossi, da Maison Ungaro.
Os novos nomes a desfilar em Paris: Altuzarra, Thom Browne e Lacoste, que festeja seus 85 anos com um lindo desfile.
Por último; os que não desfilaram nesta fashion week: Paule KA, Wanda Nylon, Maison Rabih Kayrouz, Barbara Bui, Nehera, A.P.C, Veronique Branquinho, Courrèges.
Como sempre, vocês vão tero direito a uma cobertura completa dos desfiles da semana de moda parisiense, aqui, na coluna, logo que aconteça.
————————————————————————————————————————————
Uma novidade ótima para os festeiros que adoram um endereço hype novo em Paris. Um lugar super bem frequentado por gatos e gatas foi inaugurado no endereço onde era antes a boate “Showcase“, na Pont Alexandre III.
O coletivo de cooperativas parisiense criou um novo espaço, um centro cultural efêmero, o “Le Genie d’Alex“. Muita música boa, muita festa bacana e muita manifestação cultural interessante em uma área de 1.000m2, embaixo da pont Alexandre III.
Vale muito a pena conhecer, momentos superagradáveis esperam você, com certeza!
————————————————————————————————————————————
Final de semana cheio de energia boa, com a Lavagem da Madeilene, uma manifestação cultural brasileira que já virou tradição em Paris. É realmente um momento contagiante, tanta vibração boa de centenas de pessoas cantando pedindo paz ao mundo e felicidade a todos nas ruas que antecedem a igreja.
A abertura da cerimônia, no alto da escadaria da igreja, é emocionante, o momento onde o Babarolixa Pai Pote deseja a todos muito amor, axé, paz e começam a lavar as escadarias. É muito lindo.
Robertinho Chaves está de parabéns – primeiro, por sua gentileza e carinho com todos sempre, e por levar, com mãos firmes, este grande evento há 16 anos.
Nas fotos abaixo, um pouco da energia dos participantes e dos amigos que foram prestigiar o evento!
Bravo!
————————————————————————————————————————————
Esta semana, acontece, na embaixada do Brasil, em Paris, uma exposição do trabalho dos designers brasileiros do projeto Raíz. O projeto tem a iniciativa de promover os designers e acentuar as relações comerciais no internacional.
Em uma mise-en-scène contemporânea no saguão principal da embaixada, móveis em madeira dividem o espaço com poltronas em couro e aço, tudo iluminado pelas lindas luminárias da arquiteta Daniela Busarello.
A exposição fica aberta ao público até o dia 17/09. Se estiver em Paris, não deixe de prestigiar.
Embaixada do Brasil em Paris
34, Cours Albert I*- 75008 – Paris
————————————————————————————————————————————
Visite também parisporpaulopereira.com
Beijos,