Essa guerreira brasileira do brejo paraibano começou sua vida profissional trabalhando como funcionária doméstica e permaneceu no ofício durante onze anos. Há cinco, ela criou o Favela Orgânica, que nasceu no Morro da Babilônia e conquistou o mundo.
Foi nas suas origens que a Regina encontrou inspiração para criar o movimento. Ela me contou que a quantidade insana de ingredientes que via sendo desperdiçada com frequência no Rio lhe causava incômodo e que, na Paraíba, é comum devolver à terra tudo que é retirado dela e que não é aproveitado na alimentação das pessoas e dos animais de estimação. Dessa forma, o ciclo da vida é respeitado e o alimento se multiplica ao ser completamente utilizado, cascas inclusive, e retornado às composteiras quando descartado.
Algumas hortas e alguns canteiros já foram plantados na comunidade da Babilônia, e hoje ocorre a troca de sementes e mudas, despertando nas pessoas o desejo de ter suas próprias plantaçōes que, pouco a pouco, formarão o “jardim da Babilônia”. Outra iniciativa que já está dando o que falar é o recém-criado Laboratório da Vida, que se dedica a fornecer alternativas de ervas medicinais para uso dos moradores. Ana Ribeiro, que é grande amante e utilizadora das Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), é sua parceira juntamente com os produtores João Batista, Maria Helena, Edvaldo e outros colaboradores.
O Favela promove cursos de aproveitamento total onde ensinam gastronomia alternativa: workshops de 2 horas com 3 receitas, curso de 6 horas com 10 receitas, cursos sobre sustentabilidade e conceitos relacionados à qualidade de vida e bem-estar, aula de urbanismo na cidade e moda através da alimentação.
Se você quer fazer parte dessa linda iniciativa, entre em contato para fazer sua doação, compareça aos cursos e contrate-os para eventos conscientes com sabor e criatividade Favela Orgânica. Aproveitamento total, ou seu dinheiro de volta!
Dentre suas receitas mais famosas, destaco o salpicão cru de batata-doce, o brigadeiro de casca de banana cru com amendoim e cacau e o risoto de casca de melancia. Nunca me arrependi tanto de torcer o nariz para essas delícias. São surpreendentemente saborosas!
DROPS INFORMATIVOS
www.favelaorganica.com