O Rio é a Cidade Maravilhosa por excelência, não importa a estação. Com sol ou com chuva, a vista do Arpoador é unanimidade: uma das mais lindas do Rio e, pessoalmente, a minha praia predileta.
Opiniões à parte, o único restaurante pé na areia do Rio foi recuperado pelos experientes donos Rachel e Manoel Strosberg, que abriram, em 1974, o hotel onde ele se encontra. Por anos, o local cheirava a mofo e, o cardápio, a decoração e o serviço eram vergonhosos. Mérito deles e felicidade nossa! A decoração, no estilo mediterrâneo, agora é suave e agradável com toalhas e guardanapos brancos de tecido. O atendimento está impecável, a carta de vinhos convidativa e, o bar, repleto de drinques originais.
A vista é fantástica e pode ser admirada de todas as mesas. No verão, as externas são disputadas a tapa. Mal posso esperar!
Não provei o couvert porque evito glúten, mas os pães pareciam irresistíveis. Provei quase todas as nove entradas. Surpreenderam-me o tatar de atum, pelo tempero, e o corte do “relish” de rabanete e pepino marinados. O creme de abacate estava carente de tempero e ligeiramente oxidado.
O bolinho de tapioca com recheio de camarão ao vivo e a maionese de coentro com brotos são surpreendentes. As lulas e os quiabos fritos são servidos no papel craft, que, diferentemente do papel manteiga normalmente utilizado nos restaurantes, absorve muito bem a gordura e mantém a crocância. O carpaccio de pupunha é uma excelente opção; já a burrata não me chamou atenção.
Nos principais, os frutos do mar estavam no ponto correto e com generosidade.
Os camarões VG do risoto estavam frescos, mas eu capricharia um pouco no caldo. O orechiete com ragu de lagosta estava irretocável, e o arroz negro com polvo, muito saboroso.
Para os amantes da carne, sugiro provar, sem pestanejar, o bife ancho com cogumelos, aspargos e espinafre e o hambúrguer de carne wagyu.
O trio de chocolate é uma loucura, mesmo para os não chocólatras; já o mil folhas eu chamaria de doce de leite em camadas.
O chef argentino acertou em cheio na simplicidade do cardápio e aposta em produtos de primeira.
Não precisa ser Dia dos Namorados para se presentear com uma noite com café da manhã à altura no Temporada, do Hotel Arpoador Inn. Eu estou sonhando…
DROPS INFORMATIVOS
Rua Francisco Otaviano 177
Arpoador
Rio de Janeiro