O Festival Internacional de Cinema mais famoso do mundo, que acontece em Cannes, já consagrou verdadeiras obras-primas da sétima arte, e continua fazendo seu papel de inovador, qualitativo e surpreendente já na escolha dos filmes selecionados. Dá espaço para um grande número de filmes diversos através de projeções direcionadas. A cidade recebe em setembro, de 16 a 21, o Festival Internacional du Film sur le Handicap.
Tudo realmente nesse período gira em torno do cinema. É superinteressante observar a cidade a partir das 14h, na Croisette: a avenida beira mar se transforma em um verdadeiro desfile de moda a céu aberto, com mulheres de vestidos longos e homens de smoking, circulando de um lado para o outro, saindo ou indo para o Palais du Festival.
Encontrei algumas das lindas modelos que estão em Cannes, como Kate Moss, Kalie Kloss, Adriana Lima, a milionária Paris Hilton e as blogueiras brasileiras Paula Saady, Camila Coutinho, Thassia Naves, convidadas por marcas de beleza.
Um grande momento brasileiro foi o tapete vermelho da apresentação do filme “Aquarius“, do diretor Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga, que chegou quase sem maquiagem, como sua personagem no filme, usando um vestido longo vinho do estilista e amigo, Narciso Rodriguez. Esse momento superemocionante para o cinema brasileiro quase foi ofuscado por uma manifestação feita pela equipe do filme contra o novo governo do nosso país.
Eu estava presente e achei francamente desnecessário utilizar esse momento de consagração do cinema internacional para lavar roupa suja, e os manifestantes continuaram a mostrar os papéis escritos em inglês e francês, com frases como “fora o golpe”, “devolvam nossa democracia” e coisas no gênero.
A projeção começou logo depois desse pequeno incidente. Algumas pessoas saíram da sala antes mesmo que começasse a segunda parte do filme, mas fiquem tranquilos: a grande maioria ficou até o fim e gostou do que assistiu.
Um dos filmes preferidos do público projetados até agora foi o “Julieta“, do diretor espanhol Almodóvar. As festas são um capítulo à parte. A festa do cinema brasileiro na praia foi superanimada, com comidinhas e músicas brasileiras. Uma das mais bacanas foi a festa da Chopard, com show da maravilhosa Diana Ross. O terraço do café do Hotel Carlton é o lugar de encontro do pessoal bacana à tarde, antes de ir às festas.
________________________________________________________________________
http://parisporpaulopereira.com/
________________________________________________________________________