Esta semana trago um assunto chato, mas que está presente na vida de muitas de nós, infelizmente. As tão temidas varizes. Fiz duas perguntas para o cirurgião vascular Marcelo Ferreira, para entender um pouco mais do assunto.
1- Existe prevenção para varizes?
Prevenção 100% não existe. Hoje, 50% da população ocidental, têm varizes. Dito isto, vale lembrar que também, na grande maioria, é um problema familiar, hereditário. Exercícios regulares, tentar manter um bom peso, evitar ficar muito tempo sentado, ou pior, em pé parado, e usar meias elásticas sempre que puder, são algumas dicas. O pior é para algumas profissões como dentistas, balconistas, cirurgiões e etc. nas quais ficamos muito tempo em pé na mesma posição. Hoje, até maratonistas correm com meias elásticas esportivas. Durante o dia, sempre que tiver um tempo depois de caminhadas, exercícios e trabalho, tente colocar as pernas para cima por cerca de 15 a 20 minutos.
2- Como tratar?
O tratamento depende do tipo de varizes, do tamanho e da pele da pessoa. As grandes e largas só se tratam com cirurgias. As pequenas, com injeções e laser. O laser, em pessoas de pele muito clara, pode deixar manchas hipocrômicas (despigmentação). Nesses casos, é mais indicado o uso de injeções de espuma esclerosante, que são muito eficazes.
Obrigada Dr. Marcelo. Vamos tentar seguir suas dicas. Com certeza vão ser ótimas para várias leitoras.