O primeiro “foodtruck” surgiu no século XIX, na cidade de Providence, nos EUA. Walter Scott vendia tortas e sanduíches na porta de uma fábrica. Muitos surgiram depois dele, mas foi em 2008, com a chegada da crise, que vários chefs elevaram o conceito dessa culinária, que passou a ficar mais “parecida” com a de bistrô — rápida, saborosa e com preços acessíveis.
No Brasil, as famosas “barraquinhas” de ambulantes já existem desde que me entendo por gente (o delicioso cachorro-quente do Oliveira, no Humaitá, o angu do Gomes, no Centro, dentre outros).
Em 2013, o movimento de cozinhas industriais com oferta variada sobre rodas não demorou para “pegar”. Começou em São Paulo e chegou ao Rio em 2014, seguindo para outros estados. O primeiro no Rio e, coincidentemente, um dos que mais gosto é o “Larica Gourmet“. Vendem hambúrguer de carne (acém e fraldinha), sanduíche vegetariano, legumes refogados no molho shoyu, tomate, agrião em pão de abóbora feito por eles mesmos e o delicioso cachorro-quente de linguiça mineira com molho de queijo e cebola roxa caramelizada no melado de cana, servido no mesmo pão. Para os intolerantes e alérgicos ao glúten, a vedete tapioca reina absoluta: caprese e mista com queijo coalho e presunto cozido. Para adoçar a boca, um brownie que parece de brigadeiro por dentro, de cair o queixo.
O truck do Black também serve hambúrguer (costela bovina, picanha suína, bacon, queijo e salada no pão australiano), surpreendentemente molhadinho e saboroso com molho aïoli nada indigesto. O sanduíche de camarão eles chamam de hambúrguer, mas não é – ainda bem. Os fartos camarões vêm inteiros; além disso, variados pratos geralmente à base de arroz.
O “Nhac Foodtruck” também está na lista dos meus preferidos, o carro-chefe deles são os sanduíches na piadina — pão italiano tipicamente romano, sem fermentação e basicamente elaborado com farinha de trigo, azeite e sal, com duas linguiças de pernil artesanais, cebola roxa, mix de queijos (mozarela e prato), rúcula e mostarda Dijon. Para os vegetarianos, mix de cogumelos (Paris, Shimeji e Shitake) e creme de ricota com ervas. Divino! No clássico pão francês, filé mignon envolto no queijo coalho, maionese de alho (pode pedir à parte) e molho de tomate caseiros. Polpeta de carne feita com fraldilha e maminha, recheada de queijo mozarela, servida no pão de parmesão elaborado especialmente para eles. Sem glúten, têm duas massas de arroz com molhos de tomate, tomate com almôndegas deliciosamente temperadas com canela e molho de queijo (gorgonzola, parmesão, requeijão e ricota). Para molhar a boca, espumantes e Aperol Spritz. Ah! As hortaliças que utilizam são todas orgânicas.
Os trucks também fazem todo tipo de evento: casamento, festas corporativas, feiras, batizado e outros.
___________________________________________________________________________________
DROPS INFORMATIVOS
nhacfoodtruck.com.br
laricagourmet.ft
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5534652
The Black box foodtruck
___________________________________________________________________________________