Personagem discreto num mercado de pavões, o joalheiro Ara Vartanian virou crédito obrigatório nas revistas nos últimos meses. Muita gente conhecida (de Kate Moss a Dakota Johnson, a mocinha de “50 Tons de Cinza”, passando pela cantora Kylie Minogue, pela atriz Liv Tyler e pela modelo Naomi Campbell, além de muitas brasileiras) vem usando suas joias.
Criado entre pedras preciosas, numa família com tradição em joalheira, o paulistano de 40 anos chegou a se aventurar no pregão de Nova York até lançar a sua marca. Abriu loja no Rio há dois anos. Aqui, ele fala das preferências das cariocas e dos rumos do negócio desde que seu nome vem crescendo.
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O fato de as atrizes internacionais usarem muito as suas joias ajuda a construir um desejo ainda maior nas brasileiras?
“Para mim, a preferência das atrizes brasileiras já é um privilégio, porque são muitas as opções no mercado. Isso é ainda mais impactante quando acontece fora do Brasil, com as internacionais. Quando elas escolhem um produto, claro, isso cria desejo. Valorizam a beleza das peças, o que atrai olhares e clientes – não apenas brasileiras, mas de todas as partes do mundo”.
Do que as cariocas gostam mais?
“A loja no Village Mall me ensinou que o estilo das paulistas e cariocas é muito diferente. As cariocas são vibrantes e, antes de tudo, gostam de gemas de cor. Tem a ver com o estilo não só de vestir, mas também de vida mesmo. Elas apreciam pedras de tons intensos, como a turquesa e os diamantes coloridos”.
Como o mercado de joias se comporta em tempos de crise?
“Como em qualquer outro negócio, a joalheria também sofre o impacto da crise, mas isso tem me motivado a explorar novos mercados. Já estamos com alguns pontos de venda nos Estados Unidos”.