Como anunciei na coluna da semana retrasada, nessa segunda-feira (30/03) aconteceu a vernissage, para a imprensa francesa e internacional, da exposição, no Grand Palais, do estilista Jean Paul Gaultier.
Uma exposição que o estilista considera como uma criação única, e não uma retrospectiva – uma linda história de amor com a moda.
São 175 modelitos com accessórios da Haute Couture e o prêt-à-porter, criados entre 1976 a 2015, além de objetos e documentos de arquivos que estão sendo revelados ao público pela primeira vez.
(Na foto acima, no alto, a entrada da exposição, com a manequim vestindo o primeiro vestido feito por Gaultier, em 1971, e fotos com peças do estilista; e, embaixo, as noivas, o detalhe da peruca com rolinhos, colherzinhas e o casal de noivo no alto.)
(Na imagem acima, à esquerda, looks do desfile Punk Cancan, e a primeira fila de desfile, com manequins representando as editoras Carine Roitfeld, Grace Turlington e a jornalista de moda Suzy Menkes; e, à direita, detalhes de acabamentos e a foto de Solve Sundsbo)
(Na imagem abaixo, a parte de cima com detalhes, perucas e os famosos corseletes; e, embaixo, detalhes do trabalho primoroso de bordados.)
Uma mostra completa de seu trabalho, com figurinos de espetáculos de dança, vídeos de filmes, desfiles e fotos de fotógrafos famosos, como Mario Testino, Peter Lindbergh, Steve Meisel, entre outros.
Dividida em oito ambientes e temas, que mostram o itinerário imaginário deste, que é considerado o “L’enfant terrible de la mode“, que buscou sempre inspiração nas ruas parisienses, filmes cultos e de ciência e ficção.
(Acima, no alto, Jean Paul Gaultier e sua musa, Madonna, na famosa foto de Herb Ritts e retratos do estilistas realizados por Jean Paul Goude, Pierre & Gilles; embaixo, detalhes de peças desfiladas)
A exposição revela, também, trabalhos de outros artistas, como as perucas maravilhosas feitas e penteadas especialmente para a ocasião, por Odile Gilbert. O cenário é deslumbrante, criado pela agência Agence Projectiles, adaptado em Paris por Sandra Gagné e pelo Atelier Jodar Architeture – tudo isso sob a supervisão do comissário Thierry-Maxime Loriot.
(Na imagem, no alto, fotos de Steve Meisel, Mario Testino, Mert & Marcus e Peter Lindbergh; e, embaixo, modelos do ambiente X)
É, sem dúvida, um grande momento fashion, onde podemos identificar seu ‘avangardismo’, sua moda multicultural, que mudou, com humor, os códigos sociológicos e estéticos de uma época. Um mundo de folia, sensibilidade e de impertinência, onde cada um pode ser o que é, sem discriminação, uma “Couture fusion“.
(No alto, o lindo corcselete dourado, peça ícone no trabalho do estilista; e, embaixo, a foto de Nathaniel Godberg e detalhes vestido de tule)
Enquanto fazemos o tour pela exposição, podemos sentir claramente, nas criações – além de constatarmos exímio trabalho de costura, modelagem, detalhes e bordados – toda a generosidade do estilista, com uma mensagem social muito forte, mas, ao mesmo tempo, leve e sutil.
(Na foto acima, à esquerda, manequins do ambiente azul; e, ao lado; o manequim de Jean Paul Gaultier, que fala e conta a história.)
Superinteressante o manequim com o rosto de Gaultier, que fala e conta sua história, graças a uma projeção supermoderna.
É de tirar o fôlego a exposição – grandiosa!
Imperdível!
Aí vão algumas fotos!
Jean-Paul Gaultier
Ate 03/08/2015
Grand Palais
3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris
__
Fiz uma seleção de ponta de estoque de marcas parisienses com coleções passadas e peças da atual que têm descontos de 40%, 50% a 70% – para quando vocês vierem fazer comprinhas em Paris! Aí vai:
(Nas fotos acima, as peças da Jamin Puech, as sapatilhas Repetto e uma das lojas da Mase)
As lindas bolsas Jamin Puech
61 rue d’Hauteville – 75010- Paris
As sapatilhas Repetto
24 rue de Chateaudun – 75009 – Paris
Maje, em dois endereços
L9 rue du Cherche-midi –75006 – Paris
4 rue de Marseille – 75010 – Paris
Acessórios e roupas Chloe (acima, foto de peças Chloe e da vitrine da Sandro)
8 rue Jean-Pierre-Timbaud – 75011 – Paris
14 rue de Courcelles – 75017 – Paris
Sandro
26 rue de Sévigné – 75004 – Paris
Zadig & voltaire (na foto, a vitrine da A.P.C, e, embaixo, modelos da Zadig & voltaire)
22 rue du Bourg-Tibourg – 75004 – Paris
A.P.C
20 rue André Del Sarte – 75018 – Paris
__
Um ótimo lugar para fazer festa com amigos, em Paris, é o Café Cache 104.
Convivial, decoração contemporânea com inspiração nos anos 50, espaçoso e com ótimo menu, esse café tem sido um dos preferidos de uma parte da moçada parisiense para fazer festas privadas com amigos.
Um endereço meio secreto pela localização, mas bacanérrimo!
Le café Cache
104 Rue Aubervilliers
75019- Paris
__