O festival Lapalê, evento literário que acontece, na próxima semana, na Lapa, mas que abrange música e cinema também – faz, sábado (25/04), um passeio guiado pelas ruas do bairro às antigas casas de escritores e artistas brasileiros.
A caminhada começa na Rua do Passeio e vai passar pelo local, hoje um hotel, onde Carmen Miranda morou numa casa de vila, dos 6 anos aos 16 anos; pelo prédio onde Machado de Assis viveu por 11 meses, em 1874, recém-casado e numa fase de grande contenção de despesas; em frente à residência de Manuel Bandeira; na casa da rua Riachuelo para onde a família de Heitor Villa-Lobos se mudou, saindo de Laranjeiras; pela casa de Madame Satã, na Gomes Freire; no endereço temporário de Jorge Amado na rua das Marrecas; e pelas duas casas geminadas onde residiu o cantor Francisco Alves.
O Lapalê é gratuito, mas a doação de alimentos não perecíveis é bem-vinda: eles vão ser entregues à Associação Beneficente São Martinho. O local de recolhimento é a Tenda Lapalê, na Praça dos Arcos.