Juliana Burlamaqui é pioneira no mercado de consultoria de imagem no Rio, com cursos em Paris e Nova York. Mas foi sua experiência como personal shopper, aquela profissional contratada para organizar guarda-roupas para os clientes e ajudar a formar um estilo, que deu origem ao guia “101 Dicas de uma personal shopper”, que ela vai lançar terça-feira (28/04), a partir das 17h, no Fashion Mall.
Engana-se quem pensa que quem procura conselhos para escolher roupas não saiba se vestir. Segundo Juliana, a consultoria existe para quem não tem tempo de garimpar roupas e acessórios – para as clientes desse serviço, luxo é ter tempo livre para fazer outras coisas.
Sócia-criadora do Personal Brechó, Juliana, ainda por cima, é mãe e está sempre impecável. Pinçamos algumas dicas do seu livro, leve e divertido:
“Antes de sair às compras, fotografe seu armário com as portas abertas.
Não só a parte de roupas, como também a de sapatos (acessórios de que as mulheres gostam pouco!) e bolsas. Isso fará com que sua memória visual seja ativada quando você estiver na loja, pronta para sair com mais uma sapatilha de oncinha para sua coleção.
Ao chegar ao shopping, não compre logo de “cara” na primeira loja em que entrou.
Adquira o hábito de visitar todas as lojas, separar o que gostou e, no final do passeio, quando estiver tudo visto e analisado, você decide o que levará. Eu mesma, recentemente, passei por isso quando comprei uma sandália linda em uma loja de grife assim que cheguei no mall, e no dia seguinte, nesse mesmo shopping, achei uma praticamente idêntica por 1/4 do valor.
Não compre uma roupa nova para cada evento.
Não é possível que você já não tenha algo no armário, a não ser que seja o primeiro evento de sua vida. Dê uma olhada geral no armário antes de falar que você não tem nada para a ocasião. Mas lembre-se: se ele estiver abarrotado de roupa, você só verá uma grande mistura de panos.
Ninguém, ninguém mesmo, precisa de mais do que cinco calças jeans no armário.
Falei cinco para já ter uma sobra, pois na verdade três já é mais do que suficiente. O jeans é o tecido mais durável e resistente da vestimenta. Além disso, lavou está novo. Um modelo cropped (aquele mais curtinho), uma skinny e uma flare já são suficientes. As mais simples, sem detalhes nos bolsos, são mais elegantes”.