Acia Stern nasceu em Tel-Aviv, Israel, mas, criada no Rio, foi na cidade carioca que se formou em programação visual e desenho industrial pela ESDI. Em Nova York, fez uma série de cursos de desenho e pintura e, ao voltar para o Rio, começou a dar aulas em seu atelier e também na ONG Roupa Feliz, na Rocinha.
Ela acaba de passar sua experiência para o livro “Arte do Desenho”, lançado pela editora Arte Ensaio. A artista gosta tanto do que faz que convence quando diz que qualquer um pode desenhar. “Não é preciso talento para desenhar, apenas dedicação e prática. Como no futebol, todo mundo pode jogar; ser um gênio, como Pelé, é para poucos, mas todos podem ser desenhistas”.
No seu livro, Acia explica até a maneira de sentar mais favorável e os mecanismos do cérebro para “aprender a enxergar melhor”. “Em dez dias de prática é possível dominar esse mecanismo”, garante. A autora sugere que os interessados em comprar o livro liguem, primeiro, para as livrarias, que dispõem, ainda, de poucos exemplares. Seguem os números: Argumento (2239-5294) e Travessa (3138-9600), ambas no Leblon.