Nesta sexta-feira (27/03), o nova-iorquino Tito, grafiteiro radicado no Rio, inaugura na empena lateral do Hospital do Câncer II, na Zona Portuária, bem atrás da Rodoviária Novo Rio, um grande painel. Trata-se de uma história em quadrinhos (“Enquanto a cidade treme…”) pintada em 400m² sobre o combate ao tabagismo. Essa é a segunda parceria de Tito com o Instituto Nacional do Câncer: em fevereiro, ele ofereceu uma oficina de desenhos para os pacientes infantis.
Alunos da escola municipal Vicente Licínio Cardoso, que fica perto, vão conhecer o painel e conversar com o artista: eles participaram de um concurso cultural de quadrinhos que também teve como tema o combate ao vício do cigarro. Os quadrinhos vão ganhar uma placa da secretaria municipal de Cultura, reconhecendo a iniciativa como uma ação de revitalização da área.
Dia 27 de março, aliás, é o Dia do Grafite no Rio. Em fevereiro do ano passado, o prefeito Eduardo Paes oficializou a data, dia da morte de um dos pioneiros do grafite no Brasil, o etíope Alex Valluri, como um gesto para valorizar essa arte urbana tão presente na cidade.