O trabalho de Jeanne Lanvin, um dos nomes mais importantes da moda francesa e fundadora da Maison Lanvin, será apresentado em uma retrospectiva no Palais Galliera, em Paris.
A exposição apresenta mais de 100 modelos da estilista que mostram a evolução artística de seu trabalho na moda e na alta-costura, através de várias coleções femininas desde 1909, como os vestidos de festa com bordados raros inspirados na art déco e a elegância “à la française” que contribuiu na criação da imagem da parisiense.
Grande parte das peças que estarão expostas vem do acervo do museu; a outra parte vem do acervo da Maison. A ambientação da expo é assinada por Alber Elbaz.
Imperdível!
“Jeanne Lanvin” au Palais Galliera à Paris, de 8 março a 23 agosto 2015
Palais Galliera, Musée de la mode de Paris
10, Avenue Pierre 1er de Serbie – 75016
___
Depois de cinco anos de construção, foi inaugurada, no último fim de semana, “La Philharmonie de Paris“, um sucesso absoluto – mais de 15.000 pessoas foram assistir aos concertos, participar das atividades educativas e visitar os ateliers durante o fim de semana de portas abertas ao público.
O projeto é do famoso arquiteto francês Jean Nouvel, que se recusou a participar da inauguração, pois, durante as obras, houve alguns problemas administrativos que não lhe agradaram.
O prédio é maravilhoso, moderno e intrigante visto do exterior, e, no interior, espaços contemporâneos, salas de concerto com equipamento de última geração – tudo para realçar ainda mais o prazer de ouvir lindas obras da música clássica internacional, rivalizando assim com as grandes salas mundiais de concertos, como a de Nova York, Tokyo e Berlim.
Mais um programa bacanérrimo na sua próxima vinda a Paris: assistir a um concerto na Philarmonie de Paris.
Philhamonie de Paris
221, Avenue Jean Jaures – 75019 – Paris
__
Gustavo Lins, estilista brasileiro radicado em Paris, inaugurou recentemente sua primeira boutique na cidade, no número 5, Rue Barbette, no bairro do Marais.
É um espaço contemporâneo, de arquitetura sensual feita de linhas e curvas que lembram o trabalho do estilista.
São coleções femininas e masculinas, sublimadas por uma ambientação clean, com iluminação tênue, que mostram o universo artesanal, autoral e de excelência de Gustavo, dentro de uma atmosfera em que convivem a criação e o savoir faire à la française.
Uma nova visão do luxo.
Atelier Gustavo Lins
5, Rue Babette – 75003 – Paris
__
O estilista Christian Lacroix ganhou carta branca para redecorar ambientes e assimilar peças de suas coleções, fotos e obras contemporâneas de outros artistas, no Musée Cognacq-Jay, em Paris.
O resultado é uma mistura superinteressante do passado e presente e de como a moda da grand époque/époque lumière influenciou e influencia a moda e a arte internacionais.
O Musée Cognacq-Jay fica no famoso Hôtel Donon, residência criada em 1990 no Marais, que abriga uma coleção excepcional de obras do século XVIII, pinturas de Boucher, Chardin e Fragonard, assim como desenhos de Watteau.
A residência e a coleção pertenciam a Enest Cognacq e sua mulher, Louise Jay, fundadores da loja de departamentos La Samaritane, em Paris, que, em 1928, fizeram a doação das obras à cidade.
Exposicao “Lumieres: carte blanche a Christina Lacriox”
Até 19/abril/2015
Musée Cognacq-Jay
8, rue Elzevir – 75 003 Paris
__