A atriz Maria Flor, que filmou, em Portugal, “Os Maias”, no papel principal de Maria Eduarda da Maia, personagem do romance de Eça de Queirós que tem um caso com o irmão, Carlos, vai mostrar o filme, nesta segunda (26/01), no Real Gabinete Português de Leitura. É a 2ª Semana do projeto “O Real em Revista”, com patrocínio da Petrobras, e que vai ter abertura dedicada ao cinema.
Às 14h30 vai ser exibido o filme para o público, do cineasta português João Botelho, que está sendo exibido em Portugal em sessões para escolas – ele estreou comercialmente em setembro do ano passado. “Os Maias” já esteve no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival Internacional Cinema de Fronteira e no Festival Internacional de Cinema de Roma.
Maria participa de mesa-redonda às 17h, com o narrador do filme, Jorge Vaz de Carvalho, e pesquisadores.
Antes, às 14h, vai passar o curta “A Pedra Fundamental”, do diretor Thiago Valente. No elenco, o ator Nando Lopes e a atriz Mel Maia, a garotinha que foi protagonista da novela “Joia Rara”. O curta foi filmado no próprio Real Gabinete Português de Leitura e DVDs vão ser distribuídos para coordenadores pedagógicos e professores que agendarem visitas ao local.