O artista plástico ítalo-carioca Lucio Salvatore é um dos participantes da “Quinta Mostra do EAV Parque Lage”, que abriu na sexta-feira (23/01) para convidados e fica em cartaz até 15 de março. Lucio está muito satisfeito com o retorno que seu trabalho, chamado de “1.200 manipulações e uma regra”, vem tendo por parte do público e de artistas que visitaram a exposição. A obra consiste em 1.200 quadrados pretos, que o público cola dentro de uma grade com 2.400 quadrados brancos.
“Na hora da abertura o público começou a fazer filas para colar os quadrados, todo mundo querendo modificar a obra com sua própria escolha e ação de colagem, foi emocionante, mas tive que racionar as figurinhas, pois toda colagem é registrada”, explica o artista. Acreditem: Lucio pessoalmente supervisiona a ordem de colagem e as coordenadas X e Y dos quadrados na grade. “Isso demora tempo”, ele diz – e ninguém duvida – “e toda a ordem da colagem e coordenadas são registradas num código transcrito no rolo pendurado ao lado da obra”.
Anna Bella Geiger, coordenadora do curso de aprofundamento do Parque Lage, foi uma das primeiras a colar seu quadrado; o artista russo Fyodor Andreevich, da escola da Marina Abramovich, escolheu o lugar para colagem de olhos fechados depois de ter rodado na frente da obra; houve mãe que teve a ajuda de duas crianças; enfim, todos quiseram participar. Lucio faz questão de dizer que seu trabalho foi feito em colaboração com a namorada Constança Basto – “Sem ela, não teria conseguido realizá-lo”.
Faltam ainda 97 quadradinhos para completar a obra e várias pessoas estão ligando para Lucio, para marcar a visita e dar a sua contribuição para o painel.