Nesta segunda-feira, o almirante Hélio Leôncio Martins, que foi o comandante do primeiro porta-aviões brasileiro, o Minas Gerais, faz 100 anos. Dono de um currículo respeitável, Hélio mantém a alegria de viver: grande contador de histórias que é, consegue sempre atrair a atenção de crianças – sempre interessadas em tablets e vídeos – por um bom tempo ao redor de si.
Os 100 anos vão ser comemorados pela família com festa no Clube Piraquê, sexta-feira (16/01), com DJ e coquetel. Hélio está animadíssimo. Seus amigos do Clube Naval também vão homenageá-lo com almoço: ele foi o primeiro da turma ao longo de todo o curso da Escola Naval. Participou da II Guerra, comandando caça-submarinos das Caraívas até a costa brasileira; e jogou waterpolo pelo Flamengo.
Como civil, foi diretor-financeiro da Cruzeiro do Sul, diretor da Verolme, presidente da Companhia Brasileira de Dragagem, diretor do IAB-PUC Rio e professor de mestrado de história Militar da UniRio. Também escreveu vários livros, como “História Naval Brasileira”, “A Revolta da Armada” e “Abrindo Estradas no Mar – A Hidrografia das Costas Brasileiras no século XIX”, este publicado em 2007.