Nessa terça-feira (02/12), os chefs Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Roland Villard receberam o prêmio de Personalidade França-Brasil, em festa no hotel Sofitel, em ClaCopacabana. Claudine Bichara, presidente da CCFB, explica a decisão: “Na reunião do Conselho da CCFB para a escolha da personalidade a ser premiada, surgiu, entre diversas proposições, o nome de nossos chefs. Eles são nossos embaixadores, que encarnam a presença francesa no Brasil. A parada foi imediatamente decidida”.
Além da felicidade visível no rosto dos chefs, os convidados também tiveram seu momento de êxtase: oito chefs dos mais talentosos do Rio prepararam o menu especial. Ana Ribeiro e Frédéric Monnier fizeram, como entrada, folha de beiju, camarão e nozes brasileiras. Isaías Neries e Damien Montecer serviram o primeiro prato: caldeirada provençal de cherne, flocos de tapioca, mousseline e açafrão, além do sorbet de tucupi com tuile de jambu.
O prato principal ficou por conta de Ricardo Lapeyre e Willians Halles, que cozinharam uma costela de boi confitada, acompanhada de marmelada de banana da terra e molho de jabuticaba. A sobremesa foi preparada por Dominique Guerin e Philippe Brye, uma torta Boa Sentença, aromatizada com frutas do Sul do Brasil e servida com sorvete de baunilha.
Os mestres de cerimônia da noite tiveram tudo a ver: José Hugo Celidônio e Flávia Quaresma, símbolos da gastronomia brasileira.