Morreu há duas semanas, depois de passar por um longo período doente, o empresário Philippe Gaillard, dono da Villa Philippe, na Glória, construção de 1885 que ele transformou numa das casas de festas mais bonitas do Rio. Foram cinco anos de obras antes de Philippe abrir a Villa, em 2012, que mistura os estilos colonial e art déco. A ideia inicial do francês era montar esse projeto em Buenos Aires, mas ele cedeu à pressão de amigos e veio parar na cidade carioca.
Quando comprou o casarão, estava em ruínas, com os jardins parecendo uma selva, o interior sujo e goteiras por todos os lados. Ele reconstruiu o jardim, plantou palmeiras, o gramado, criou os caminhos e fez a piscina. Teve a sorte, também, de encontrar uma especialista em vitrôs da Igreja da Glória, que refez as peças da casa.
Nesses dois anos de funcionamento, a casa, que dizem ter sido da Condessa de Barral, paixão secreta do imperador Pedro II, foi cenário de casamentos e festas bacanas.
Como não tinha sócios no Rio, o destino da Villa ainda é incerto: uma filha de Philippe, que mora na França, não quer vender a casa. Vamos torcer para que o espaço continue funcionando com o charme e elegância que o empresário soube dar ao lugar. Gaillard, homem culto e sofisticado, muito querido na cidade carioca, deixou muitos amigos.