A chef Morena Leite não é muito de vir ao Rio – uma pena para nós, cariocas. Ela lançou, nessa quarta-feira (12/11), em São Paulo – no restaurante Santinho, no Museu da Casa Brasileira, que comanda desde maio de 2013 – o livro “Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira”, da Editora Senac São Paulo.
A paulistana criada em Trancoso, na pousada dos pais, e formada pelo Le Cordon Bleu, em Paris, reuniu no livro suas receitas favoritas, que melhor representam a miscigenação brasileira e a variedade de ingredientes do país, do litoral à floresta tropical. Ele é dividido por capítulos, intitulados: belisquetes, entradas, pratos e doçuras. Para a chef, um prato perfeito “tem que ter contraste, cremosidade, crocância, acidez e um toque picante/agridoce”.
Muitas dessas qualidades estavam presentes no coquetel servido na noite dessa quarta, inspirado nas receitas: bolinho de pupunha com molho de limão cravo, tartar de atum com pérolas de tapioca, ceviche de lagosta com biri-biri, creme brulèe de jaca e brigadeiro de capim santo.