Convidada pelo restaurante e espaço cultural LusoFolie’s, em Paris, a fotógrafa brasileira Lita Cerqueira apresenta, mais uma vez na cidade, uma série de seu lindo trabalho. Uma exposição com fotos inéditas, em preto e branco, de portraits e paisagens que nos transportam à alma brasileira, alegre e densa de emoção.
O trabalho de Lita é de uma sensibilidade enorme; ela consegue captar de uma forma singular o momento único de personalidades da música brasileira, de personagens da vida cotidiana da Bahia, sua terra natal, o clima bucólico do final da tarde nas praias do Rio de Janeiro, a magia das manifestações religiosas em Salvador, um universo ligado a seu pais e a sua gente, seus amigos, seus ídolos, suas referências de toda uma vida. Uma forma muito digna de mostrar o Brasil em grandes momentos.
Reconhecida na Alemanha, França, Itália e EUA, seu nome e suas fotos já atravessaram as fronteiras do Brasil.
Imperdível
Até 30 de setembro
LusoFolie’s
57, Avenue Daumesnil 75012 Paris
_
Se você estiver em Paris nos dias 20 e 21 de setembro, não deixe de visitar a Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, que estará aberta ao público graças à Journée Européennes du Patrimoine, quando vários prédios históricos da cidade ficam abertos ao público
A visitação é gratuita, sem hora marcada, e você vai conhecer os salões da haute couture, o escritório de criação de Saint-Laurent, os arquivos e todo o clima dessa legendária maison.
Dias 20 e 21 de setembro de 10h às 17h30.
Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent
5, Avenue Marceau – 75116
_
Na próxima terça-feira (23/09), começa a efervescência da Paris Fashion Week Verão 2015. O calendário oficial apresenta 95 desfiles, até 1º de outubro. Milhares de fotógrafos, redatoras de revistas, modelos, cabeleireiros e maquiadores estarão trabalhando non stop para mostrar o melhor da moda francesa.
É, sem dúvida, a semana mais importante do circuito fashion week internacional. Nesta edição, a novidade é a despedida do estilista Jean-Paul Gautier dos desfiles de prêt-à-porter: ele decidiu, por motivos comerciais, fazer somente a criação na haute couture e seus perfumes.
É uma grande perda para os desfiles parisienses, pois o percurso do “l’enfant terrible de la mode”, como era chamado, foi glorioso, irreverente e sempre cheio de boas supresas.
Agora é só desejar-lhe boa sorte!
_
Uma nova forma de ver a moda.
A novidade no mercado fashion parisiense são as novas marcas “branchés” (hype) e independentes, criadas por jovens que começam a ganhar notoriedade no mercado e na mídia.
São marcas feitas por parisienses que adoram a cidade e colocam em evidência de uma forma divertida e irônica suas qualidades e seus defeitos.
A marca Happy Wave é um conceito, um filme, um romance, um slogan ou um canto de amor, mas, antes de tudo, eles valorizam a Paris dos années folies dentro de um universo retrô e moderno, bem bacana.
A Slip, uma marca de cuecas, usa a comunicação em 3D para mostrar como a nova geração mudou os códigos de roupa íntima.
Seu desafio é: vocês querem mudar o mundo, primeiro tem que mudar suas cuecas.
Na Menage à Trois, três amigas, um tanto quanto revolucionárias, decidiram mudar a moda streetwear, que elas achavam muito machista, e criaram uma coleção urbana e moderna.
E, por último, a Paris Nord, uma marca anti Rive Gauche (anti burguesia de Saint Germain), criou uma coleção sobre o tema que eles chamam de verdadeiro Paris, o Paris Nord com sweets que já viraram cult, peças super modernas.
É a juventude francesa mostrando seu valor na moda.
Bravo!
_
A arte manual brasileira em Paris!
Desta quinta-feira (18/09) ao dia 29, os bordados artesanais brasileiros estarão expostos na galerie Artitude, em Paris Village Suisse, com o objetivo de mostrar novas obras que exploram as diversas técnicas têxteis, tendo como expressão um lindo trabalho com motivos figurativo e abstratos.
Os artistas fazem parte do centro de criação artística do atelier de Benigna e Wagner em São Paulo. O centro tem como objetivo encorajar a releitura de técnicas de bordados antigos, do patchwork e do kilt, entre outros, com uma produção autoral e inovadora. Vários artistas do grupo já apresentaram seus trabalhos em países como a Alemanha, EUA e Itália, entre outros.
A exposição é uma iniciativa da BresilartFrance e tem Leci Spada como curadora, com a participação dos artistas Benigna Rodrigues, Wagner Vivan, Alessandra Clanisa Sitrino, Ana Fontanelli, Annamaria C. Satiro, Edena Villa Castanho, Edna Jerusa Brito, Edith Puglia Sanchez, Heloísa Emilia Bonfim, Isa Spivack, Marcia Apparecida, Maria Cordeiro Grama, Maricéa Rezende Almeida, Nadir Oppenheim, Ondina la Felippe, Rita Rocco e Salete Garcia Alcatrão.
De 18 a 29 setembro
Galerie Artitude art Contemporain
Village Suisse, 4 Av. Paul Déroulède
75015
_