André Carvalhal lança, nesta quarta-feira (10/09), às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o primeiro livro nacional sobre construção de marca de moda, “A moda imita a vida: como construir uma marca de moda”, publicado pela editora Senac Rio de Janeiro em parceria com a Estação das Letras e Cores.
O gestor de makerting e conteúdo da Farm levou quatro anos em pesquisas sobre a Nike e Adidas e entrevistas com estilistas e profissionais como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto e Oskar Metsavaht, e chegou, entre muitas conclusões, a de que branding e marketing têm não só a ver com o conhecimento sobre os desejos do consumidor e seu estilo de vida, mas também com a personalidade do criador.
Ele destaca, por exemplo, a criatividade do dono da Osklen já quando criança: “Oskar me contou que, na falta de um skate em Caxias do Sul, onde passou a infância, ele quebrou o patins de sua irmã para construir um. Como também gostava do estilo associado ao surfe, usou o tecido florido de uma cortina para fazer uma camisa”, diz André, que também é professor de moda. Para ele, a trajetória de uma marca é comparável à vida das pessoas, em que há evolução, crescimento, aprendizado, erros e aperfeiçoamento