Ganhador do primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira, o diretor de cinema Andrés Bukowinski, o Andy, teve lançada, nessa terça-feira (09/06), na Livraria da Vila, em São Paulo, sua biografia “Andrés, uma vida em mais de 3 mil filmes”, pelo Grupo 5W. O livro é de autoria de Aleksandra Pluta e, publicado na Polônia ano passado, ganhou tradução de Marcelo Paiva.
Considerado o maior diretor de publicidade do país, foi Andrés quem dirigiu a campanha da Bombril com Carlos Moreno como garoto-propaganda – ele é parceiro de Washington Olivetto em mais de 1.100 filmes. Também é desse polonês radicado em São Paulo um dos dois únicos comerciais brasileiros que constam na lista dos 100 melhores do mundo de todos os tempos, o filme “Hitler”, para a Folha de S. Paulo.
Esse e muitos outros feitos na publicidade estão relatados no livro, porém nenhum deles é maior do que sua história de vida: a primeira infância difícil na Polônia durante a guerra, o pai ausente, a fuga do país, a morte precoce da mãe, as mudanças para a Inglaterra, Argentina e Brasil e outros episódios dramáticos e cinematográficos. A ponto de Lula Vieira ter comentado: “Um dia vieram às minhas mãos os manuscritos do livro que conta a história dele. Eu tive inveja, não do diretor de comerciais, do publicitário. Mas do cara que viveu aquela vida”.