Aconteceu nessa terça-feira (06/05), em Paris, a inauguração da exposição do quadro “Guerra e Paz”, do pintor brasileiro Cândido Portinari, no Grand Palais. Foi um sucesso de público e crítica: a tela está num espaço muito bem organizado, onde é mostrado várias fotos e a projeção de um vídeo numa parede enorme, com imagens de todas as obras feitas por ele.
Vários franceses, entre críticos de arte, colecionadores e galeristas estiveram lá. É, realmente, impressionante a dimensão e o espaço que o quadro ocupa, assim como a técnica usada, a beleza das cores e formas.
Um momento super importante para a arte brasileira, sem dúvida. Estiveram presentes a ministra da Cultura Marta Suplicy; o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani; o diretor do Grand Palais, Jean Paul Cluzel, que fez um discurso cheio de elogios ao artista brasileiro; João Cândido Portinari; a baronesa Sylvia Amélia de Waldner com sua irmã, Cristina Gouvêa Vieira; o brasileiro que é deputado na França pelo partido socialista, Eduardo Rihan Cypel; as correspondentes do Valor Econômico Daniela Fernandes e Alda Amaral; a equipe do RD/RG Luís Paulo Sá e Isabela B.Branco; o galerista Ricardo Fernandes; o artista Sérgio Belo; a organizadora de eventos culturais Áurea Maldemer; a consultora de turismo Zélia Perol; Amanda Rostello; Mathieu Nédélec; a tradutora Lizet Rihan Cypel, o escultor Frans Krajcberg e muito mais. Não temos imagens de todo mundo – as fotos são do celular de um amigo.