Sabe aquele rabisco despretensioso que você faz no caderno durante uma aula chata ou enquanto está no telefone? Isso é um doodle. Essa brincadeira, comum principalmente entre estudantes, virou coisa séria em 2007 com a criação do Red Bull Doodle Art, concurso que premia os melhores doodles do mundo.
No Brasil, este ano, cerca de 3.000 universitários colocaram seu talento em prática em 54 universidades em todo o país. Na primeira fase do concurso, os estudantes depositaram seus desenhos em urnas espalhadas pelas faculdades. Na segunda, dois doodles foram escolhidos: o mais votado da faculdade e, o outro, selecionado pela curadoria. Foram 108 desenhos que ficam expostos no site redbulldoodleart.com.br para votação a partir desta quinta-feira (8/05) até o dia 23 de maio.
O mais votado do site vai levar um Ipad personalizado com o seu doodle no verso. O vencedor escolhido pela curadoria ganha uma viagem para a África do Sul e representa seu país na World Design Capital Capetown 2014 Exhibition, mostra com obras de design urbano do mundo todo. Além disso, os mais votados ganham uma exposição no Red Bull Station, espaço voltado para arte e música no centro de São Paulo.