Vanessa Metz é especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Proprietária de uma clínica em Ipanema e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), ela está em constante atualização, participando de cursos e congressos no Brasil e no exterior. A clínica de Vanessa conta com especialistas de diferentes áreas, desde fisioterapia dermato-funcional até clínica geral. Os pacientes são tratados como um todo e de forma personalizada. “Pele, cabelos e unhas também demonstram sua saúde interior”, conta a dermatologista, acrescentando que uma pele bem cuidada, além de sinônimo de beleza, é importante para a saúde e para a autoestima. Por isso, no Fica a Dica desta semana, a dermatologista indica 10 ações para melhorar a qualidade e a aparência da pele. Confira!
numero:1
Proteja-se
“Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é fundamental! No inverno, mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB, os raios UVA continuam penetrando na pele. Além de proteger a pele dos raios, aplicá-lo diariamente evita o aparecimento de manchas, vasinhos e rugas. O ideal é que o produto seja aplicado pela manhã e reaplicado na hora do almoço e no meio da tarde. Vale lembrar que o filtro solar deve ser usado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como as mãos, braços e colo. O uso diário pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver o câncer de pele”.
Fique fria
“Evite os banhos com água muito quente! Os banhos demorados e quentes deixam a pele mais sensível, porque a alta temperatura remove a camada natural de proteção da pele. Com isso, a pele fica vulnerável e desprotegida, o que favorece o ressecamento. O ideal é tomar banho em uma temperatura morna, além de usar hidratantes e sabonetes específicos para deixar a pele sempre macia”.
Trio poderoso
“Limpar, tonificar e hidratar! Essas etapas são fundamentais para manter a pele sempre bonita e saudável. Esses são procedimentos importantes para a eliminação das células mortas, da poluição, dos resíduos de maquiagem e também da oleosidade. Além disso, uma pele limpa permite que as substâncias ativas dos produtos penetrem com mais eficiência. O ideal é que esse processo – limpeza, tonificação e hidratação – seja feito de manhã e à noite”.
numero: 4
Conheça sua pele
“Antes de escolher o melhor produto para seu rosto, é preciso saber qual é o tipo da sua pele. A pele normal é macia, lisa e com poros não visíveis. Já a oleosa tem poros dilatados, brilho excessivo e tendência a apresentar cravos e espinhas. A pele seca é fina, áspera, descama com facilidade e precisa de muita hidratação. Por fim, a mista tem áreas secas e oleosas (geralmente na zona T: testa, nariz e queixo). Escolha produtos de acordo com seu tipo de pele, isso faz com que os resultados sejam sentidos mais rapidamente”.
A hora do abraço
“Mãos e braços também precisam de cuidados. As mãos tendem a ficar com aspecto envelhecido, o que gera manchas e sinais de perda de elasticidade. Isso acontece porque a pele é mais fina e possui pouca quantidade de glândulas sebáceas, fato que as torna mais sensíveis à desidratação. Para cuidar dessas áreas, use fórmulas específicas com hidratantes e protetor solar. É importante também evitar o contato com produtos químicos que podem causar irritações e alergias, a curto ou longo prazo”.
Beleza na mesa
“Ao se alimentar de forma saudável, você não esta trazendo benefícios apenas para a saúde do seu corpo, mas também para a saúde de sua pele. Assim como nosso organismo, nossa pele também precisa de nutrientes. Comer alimentos ricos em carotenóides, como laranja, melancia, tomate, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retarda o envelhecimento celular. As frutas e as verduras amarelas e laranjas possuem uma atividade grande de vitamina A, devido aos carotenóides que contêm. Geralmente, quanto mais forte a cor da fruta ou verdura, maior será a concentração de carotenóides. Outros alimentos importantes são os ricos em flavonóides. Encontrados em frutas vermelhas, beterraba, berinjela, chá verde e romã, eles atuam como antioxidantes”.
Mexa-se
“Deixe de lado o sedentarismo! A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Os exercícios melhoram a circulação sanguínea da pele, potencializam o metabolismo do organismo, reduzem o estresse e melhoram a qualidade do sono. Além disso, eles combatem a flacidez, a celulite e a gordura localizada”.
Beba água
“A água ajuda o organismo a eliminar as impurezas, melhorando a circulação sanguínea e evitando o aparecimento da celulite. Quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e o rosto fica mais firme. Além disso, as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e seu bom funcionamento. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio e fique inchado. Com a ingestão de dois litros de água por dia, problemas como pele seca, cabelos fracos, hipertensão e cálculos renais também podem ser evitados”.
Sono da beleza
“Durante o sono, o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. É enquanto dormimos que as células da pele produzem colágeno e se renovam. E é também à noite que ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, aliado no combate ao envelhecimento da pele. Além da aparência cansada, pele opaca e olheiras, as noites mal dormidas podem causar o aparecimento de rugas precoces. Por isso, valorize seu momento de descanso”.
Sorria mais!
“Sorrir faz bem à alma… e à pele também! Uma bela gargalhada pode fazer seu corpo usar até 53 músculos. E os músculos envolvidos no sorriso evitam a flacidez nas laterais do queixo, melhoram a elasticidade da pele e ativam a circulação sanguínea. Tem ginástica facial melhor que essa?”