O sociólogo italiano Domenico De Masi chega esta terça-feira (27/05) ao Rio e se hospeda com a mulher, Susi del Santo, no apartamento de Roberto D’Ávila, em Ipanema, o que faz toda a vez em que visita a cidade, da qual é cidadão honorário desde 2010. Nesta quinta-feira (29/05), lança na Livraria da Travessa, no Leblon, “O Futuro Chegou – modelos de vida para uma sociedade desorientada”, pela editora Casa da Palavra.
No seu novo livro, Domenico defende que, mesmo com o progressivo aumento de países democráticos e a difusão de informação e educação, o mundo se sente preso entre desorientação e medo. O autor faz uma reflexão sobre todos os modelos socioeconômicos e religiosos já testados pela humanidade e analisa a estrutura de países como China, Japão, Índia e Brasil. Ainda segundo o sociólogo, o progresso só pode ser medido segundo a qualidade de vida e a felicidade da população.
Na quarta-feira (28/05) , ele faz palestra no Midrash Centro Cultural, no Leblon; sexta-feira(30/05), no Espaço Tom Jobim, a convite do projeto MIM, Mind in Movement, sobre “Sabedoria, beleza e felicidade no trabalho”. O foco do evento é pensar numa rotina de trabalho mais feliz, através de um novo modelo criativo para as empresas.
De Masi tem amigos no Rio, como Ricardo Amaral, o sociólogo é uma das pessoas mais agradáveis e interessantes que conheceu: “Ele é muito alegre, mas não é propriamente um contador de piadas; as pessoas inteligentes não contam piadas, contam histórias”. Ricardo se considera um privilegiado por ter tido Domenico como guia em Roma: “Nós fomos andando por cada canto, cada pedacinho de Roma e sobre cada um ele tinha algo a dizer”.