Parte da programação da exposição “Vinicius de Moraes – 100 anos”, Miúcha faz show nesta quarta-feira (23/04), às 19h, com entrada gratuita, no teatro da Biblioteca Parque Estadual. Além do repertório todo composto por músicas do Poetinha, Miúcha contará histórias do compositor, seu grande amigo e mentor. “Antes de eu nascer já conhecia Vinicius”, diz a cantora, cujos pais, o historiador Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Cesário Alvim, recebiam o poeta com frequência em sua casa. “Ele sempre esteve por perto, me ensinou a tocar violão e, decididamente, atribuo a ele grande parte do interesse lá de casa por música”, diz a irmã de Chico Buarque. “Vinicius ensinava pra gente sobre Noel Rosa, falava assim: o cara conta uma história e depois repete um pedacinho. De uma hora pra outra, todo mundo da minha família estava compondo. Cada vez que ele nos visitava era uma festa, a ligação que faço da música com esse clima se deve a ele”.
Ela também excursionou com Tom Jobim, Toquinho e Vinicius pela Europa, em 1977 e 1978, no espetáculo montado por Aloysio de Oliveira.
Georgiana de Moraes participa do show de Miúcha tocando percussão e dizendo alguns poemas do pai. Esse espetáculo foi apresentado pela primeira vez em Brasília, quando da promoção post mortem de Vinicius a embaixador pelo Itamaraty e, depois, em Paris, Lisboa e em Roma. A apresentação desta quarta, no Teatro Alcione Araújo, vai ser a primeira para um público maior.