Para Fernanda Abreu, a própria “Garota Sangue Bom“, título de um de seus maiores sucessos, não existe a cidade dividida. Do pop rock da Blitz, banda onde surgiu, a cantora passou pela disco music e se aproximou tanto do samba e do funk que hoje conhece de fato a Zona Norte e pode dar dicas da cena cultural local. Seu gosto eclético traduz a própria alma do morador do Rio e seu estilo de dançar, a ginga de quem circula por ladeiras e orlas. Ela faz por merecer o crachá de carioca.
“Minhas dicas são intermináveis; o Rio dá show nesse quesito! Fora Corcovado, Maracanã, Paineiras, Aterro do Flamengo etc… vão aqui alguns programas bacanas”, diz ela.
numero:1
Jardim Botânico + Parque Lage
“O Jardim Botânico é um passeio bucólico imperdível! Depois de muita caminhada, as opções gastronômicas são muitas: Lorenzo Bistro, Escola do Pão, Capricciosa, Braz, Quadrifoglio ou o Bar Rebouças para um bate-papo mais descontraído!”
Leblon – ótimas lojinhas de rua
“Passar o dia curtindo o Leblon! Ótimas lojinhas de rua! Na Dias Ferreira e em todo o bairro. Boa opção é tambem um rolé pelo Shopping Leblon e no Rio Design! E antes, depois e durante as compras, ótimas opções de restaurantes e cafés: Talho Capichaba, Garcia e Rodrigues e Pavelka para um lanche gostoso e rápido, ou bons restaurantes, como Margutta, Quadrucci, Venga e tantos outros na região! E, se quiser tomar o melhor suco verde, vá à lojinha orgânica do Marquinhos Palmeira!”
Fim de semana no Centro da Cidade
“Vazio. Passear por essa região no fim de semana é um charme. Sábado tem a feirinha da Rua do Lavradio, aproveitar e conhecer o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil – sempre com ótima programação), visitar o Paço Imperial, a Candelária, a Igreja de São Jorge, o Saara (comércio popular pitoresco) e terminar o dia comendo na tradicional e imponente Confeitaria Colombo!”
numero: 4
Santa Teresa / Lapa
“Vale um passeio no bairro de Santa Teresa. Comer no Aprazível e descer pra Lapa à noite, pra conhecer os Arcos, o Circo Voador e curtir o show do Rogê no Carioca da Gema!”
Urca, esse bairro lindo
“Vale um dia passear na Urca, esse bairro lindo cheio de atrações! Caminhada na Pista Cláudio Coutinho, curtindo o visual maravilhoso, curtir o pôr do sol na mureta da “orla”, comendo um pastel e chope do delicioso Bar Urca. Ao anoitecer, subir o bondinho do Pão de Açúcar pra se deliciar com a paisagem exuberante e, se tiver sorte, ainda assistir a um show no Morro da Urca!”
A fauna humana de Copacabana!
“Um clássico! Caminhar do Posto 6 até o Leme pela orla, observando a fauna humana tão diversa e cativante do bairro! O Forte de Copacabana é lindo, e a gastronomia do bairro, supervariada! Desde o japonês Azumi, passando pelo Árabe Baghdad, até os descontraídos Cervantes e Adega Pérola.”
Praia de Ipanema tem pra todo mundo!
“Programa que não tem erro! A praia de Ipanema tem pra todo mundo! Todas as tribos! E terminar o dia vendo o sol se pôr na Pedra do Arpoador. Depois dar uma passadinha na Livraria da Travessa pra conferir os últimos lançamentos de livros, CDs e DVDs. Depois, é sentar no Bar Lagoa e pedir um peixe com palmito na manteiga e batata portuguesa! Terminando o dia, fazendo a digestão, dando uma caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas (em frente ao Bar Lagoa)!”
O MAR e o Municipal
“Visita ao MAR (Museu de Arte do Rio) – lindíssimo!! Acabou de ganhar o prêmio internacional como museu mais lindo arquitetonicamente! Se tiver alguma programação bacana, vale ir ao Teatro Municipal, todo reformado e lindíssimo! Terminar a noite no infalível Baixo Gávea, cheio de gente bonita e descolada!”
Zona Norte
“Pra conhecer um pouco da Zona Norte, indico a ida ao Centro Cultural João Nogueira (ex-Imperator). Muitas atividades, e, nos domingos, ainda rola muita música black no Baile Charme! Pra se acabar de dançar!”
Baile Funk e Samba da Quadra
“Esses dois programas são simplesmente obrigatórios pra quem quer desfrutar o que o Rio e os cariocas têm pra dar ao mundo! Muita música, suor e dança! Tudo junto e misturado! Alegria garantida!”