Abre nesta quinta-feira (24/04) e fica apenas até sábado (26/04), no Shopping Leblon, a loja temporária Queijos da França, com degustação e venda de queijos mais conhecidos dos brasileiros, como o brie, o camembert e o emmental, e outros nem tanto, como o bleu d’auvergne, o coulommiers, o cantal e o brillat-savarin, todos por metade do preço do mercado.
A iniciativa é do CNIEL, Centro Nacional de Economia Leiteira, órgão que pretende impulsionar o consumo dos mais de mil tipos do laticínio francês pelo mundo. Nesta versão brasileira, a ideia é estimular, sobretudo, o apetite do público feminino. Em paralelo, o espaço está abrigando a exposição “Les Filles à Fromages – As Francesas e seus Queijos”, com fotos clicadas por Thomas Laisnè de personalidades conhecidas no país de Hollande saboreando seus queijos preferidos.
Tudo começou quando o redator-chefe da revista gastronômica Grand Seigneur, Olivier Malnuit, entrevistou várias mulheres sobre sua paixão pelos queijos e fundou o “Cercle Officiel des Filles à Fromages”, que hoje conta com mais de três mil integrantes. Ele acredita que o sucesso da iniciativa é uma resposta positiva à pergunta: “Pode-se comer queijos franceses e, ainda assim, continuar bonita e sexy?”