Nessa segunda-feira (28/04), a Cinelândia presenciou a primeira solenidade de condecoração a um casal homossexual na Câmara Municipal do Rio. O arquiteto gaúcho André Piva recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio e o coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, seu marido, foi presenteado com um conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, a maior comenda da cidade.
Compondo a mesa que homenageou o casal, o deputado Pedro Paulo Carvalho Teixeira comentou: “O reconhecimento do casamento de vocês serviu de exemplo para que outras pessoas tomassem coragem ao redor do país para se unirem, também”. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, elogiou a sensibilidade de André: “Já tive vários arquitetos e o André foi o único a suprir minhas expectativas”. Sobre Tufvesson, Boni foi carinhoso: “Admiro suas criações, sua luta e a camisa que ele mesmo criou e vestiu: como bom estilista, não deixa calar a voz dos indignados. A única coisa que ele não criou até hoje foi um pijama! O rapaz é incansável e não aceita dormir”.
Boni também sugeriu um desafio ao coral da Câmara, composto por simpáticas senhorinhas. Por intermédio do vereador Marcelo Arar, foi pedido para cantarem, de bate-pronto, “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim. Aliás, na hora da entrega das medalhas a Tufvesson, o coral interpretou “Emoções”, de Roberto Carlos, acompanhado no órgão pela regente Cássia Borges.
Ao final do evento foi servido um coquetel no salão nobre da Câmara, mas a dupla Tufvesson & Piva não ficou até o fim. Eles e convidados partiram para tomar chope no Amarelinho, num clima bem carioquinha. Veja fotos na Galeria.