A volta por cima! Considerada “A Parisiense” por excelência, ex-modelo fetiche da Chanel, Ines de La Fressange, que teve sua marca de prêt-à-porter em 1991 e, oito anos mais tarde, foi demitida, vai receber a grife com seu nome de volta. São projetos de uma linha de bolsas ainda em 2014, coleção fabricada na Itália, e até mesmo a ideia de uma boutique em 2015 – foi o que declarou à imprensa Fabrice Boé, atual presidente da marca.
A campanha de comunicação em cima do nome da estilista começou com a parceria feita com a loja Uniqlo (nas fotos abaixo). A coleção foi lançada na loja de Paris esta semana: peças básicas com preços, digamos, normais para um guarda-roupa feminino moderno. Nada comparado aos precinhos brasileiros.
E mais: sapatos, óculos e bijuterias licenciados e assinados por ela. É, portanto, um grande retorno de La Fressange, que nunca foi esquecida pelo mundo da moda.
Para quem não entende como alguém pode ser demitida num caso desses: os grupos financiam as marcas, mas com direto de guardar o nome caso não dê certo, o que já aconteceu com Jil Sander e Hervé Lerger, por exemplo. Quando a pessoa aceita que um grupo financeiro invista para fazer a sua marca crescer, fica sujeita a essa cláusula do contrato.
A famosa luminária Miss Sissi, criada por Philippe Starck em 1991, mundialmente conhecida e comprada, ganhou uma versão ecológica, que chegará às lojas em 2015. Antes disso, uma edição desta nova linha já foi produzida: são 60 peças recriadas por 60 personalidades e artistas de diversos universos, que estarão à venda na próxima segunda-feira (24/03), no Palais d’Iena, na exposição Solutions en Lumière, com a renda revertida para a organização não-governamental Reporters d’Espoirs. O artista Raymond Depardon, Jef Aérosol, o matemático Cédric Villani, a estilista Ines de La Fressange, o grafiteiro Jon One e a escultora Nathalie Decoster são alguns dos que participaram desta iniciativa, revelando seus talentos.Bacanérrimo!
Endereço-tendência em Paris, o Le 66 Concept Store é um dos cafés preferidos da turma fashion na cidade. Instalado dentro da multimarcas 66, na Champs-Élysées, é um espaço aconchegante e contemporâneo, com apenas 36 lugares distribuídos por um ambiente calmo, iluminação suave e uma atmosfera industrial. O azul Klein é a cor predominante na decoração, que tem móveis e luminárias de design supermoderno, assinados por Tom Dixon.
A novidade na gastronomia parisiense é o “Food Truck” do grande chef estrelado Marc Veyrat, o “chef do chapéu negro”. A ideia é simples: o caminhão vai estacionar em seis endereços de Paris, atendendo a clientes que fazem a reserva e pagam pela refeição através da página na internet. Por enquanto, nesse início de experiência, o caminhão está fazendo paradas apenas no 8º Arrondissement.
A cozinha é orgânica, com produtos frescos e pratos preparados todas as manhãs, numa cozinha próxima de Paris; Marc Veyrat é um árduo praticante desse tipo de culinária. As refeições são embaladas em compotas, que trazem receitas variadas, como o tabule de quinoa, o salmão com espinafre ou o sanduíche do século XXI, entre outras. É um Food Truck com um certo requinte – nas embalagens, na decoração e no serviço. Claro, com a assinatura de um especialista como Veyrat, não poderia ser diferente. Bon appétit!
Abre na próxima quarta-feira (26/03) e vai até 13/07 a grande exposição da obra do mestre da fotografia de arte Robert Mapplethorpe, no Grand Palais. Além da potência erótica que fez a fama de Mapplethorpe, o público será contemplado com a dimensão clássica do trabalho de um artista que procura a perfeição estética. São 200 imagens que relatam sua trajetória, desde as polaroides do inicio dos anos 70 até os retratos do final dos anos 80. É um mergulho no universo do artista e suas diversas fontes de inspiração, com musas como Patti Smith e Lisa Lyon. Imperdível!
Uma ideia muito original! A joalheria parisiense Demi-Monde criou lindas joias em prata para cada bairro da capital francesa. Eles são identificados por números que vão do 1° ao 20° (um para cada “arrondissement”) e cada peça revela um detalhe marcante do bairro. É uma coleção retrô, influenciada pela Paris do século XX – a Belle Époque está presente nas sete primeiras joias, já lançadas (o restante da coleção estará disponível no segundo semestre). Agora você pode voltar de sua viagem a Paris com uma joia do bairro onde se hospedou. Bacana, não?