Em primeira mão, vocês veem uma prévia do evento “Le Brésil s’invite Chez Monoprix“, que vai festejar a cultura e a arte brasileiras a partir de 27 de maio na rede de supermercados francesa (no mês passado, comentei aqui sobre isso). Pelas fotos, já dá pra perceber a beleza e a originalidade dos produtos que serão encontrados no Monoprix, que convidou cinco artistas brasileiras a apresentar os trabalhos inspirados em suas regiões. O resultado são coleções de moda, acessórios e objetos de decoração, artesanato e papelaria – tudo vai ser vendido em 222 lojas da rede, assim como alimentos e bebidas típicos, com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
É uma operação grandiosa para mostrar um lado bacana, colorido e supercriativo de nosso País. A repercussão de um evento como esse é enorme – primeiro, pelo número de lojas na França que vão distribuir os produtos; e, segundo, pela visibilidade que dá ao Brasil estar na mais importante rede francesa de supermercados.
Também é uma forma democrática de apresentar o Brasil, com produtos acessíveis aos clientes, que terão a oportunidade de conhecer e adquirir um pouco da nossa cultura. A brasileira Lilian Rosas, diretora de compras do Monoprix e responsável pelo projeto, soube, com muita perspicácia junto às artistas, escolher os produtos e harmonizar as coleções. Um exemplo é o tecido de chita, que vai aparecer em objetos para a casa. São supersimpáticos!
Para a inauguração, as cinco artistas – Rita Lessa (Minas Gerais), Isabela Capeto (Rio), Isabelle Touchband (São Paulo) e Ana Luiza Laranjeiras e Sylvia Calazans (Bahia) – estarão presentes numa das lojas, onde serão apresentadas à imprensa e ao público. Parabéns à equipe da Lilian no Monoprix e à consultora Helen Kupfer-Haas, que participou da execução do projeto, pelo empenho e dedicação em mostrar o Brasil de forma tão bonita. Sucesso!
Na edição da Semana de Moda de Paris que termina nesta quarta-feira (05/03), dois showrooms me chamaram a atenção, por serem de brasileiros e também pela qualidade e a beleza da coleção.
O primeiro foi da gaúcha radicada em Londres Bárbara Cassasola; suas criações, também desfiladas recentemente na Semana de Moda de Londres, são chiques e contemporâneas. Os compradores internacionais ficaram bem satisfeitos com o resultado do trabalho apresentado. Bárbara, supersimpatico, estava feliz com o movimento e as vendas. Bravo!
O outro showroom foi o do querido Gustavo Lins, mineiro radicado em Paris. Mais uma vez, ele mostrou uma coleção moderna, elegante e autoral; seu desfile intimista fez o maior sucesso. Gustavo contou com a colaboração do consultor de estilo Benjamin Galopin, que já atuou junto a algumas marcas no Brasil e trabalha para revistas internacionais. O resultado, como esperado, foi um sucesso: várias multimarcas internacionais terão mais uma coleção do brasileiro.
Os fashionistas que passaram por Paris para a Semana de Moda adoraram a loja temporária (fica até maio), só de bolsas, do estilista de sapatos Christian Louboutin, na Galerie-Véro Dodat. A experiência fez tanto sucesso que ele já deve estar pensando em um novo e definitivo endereço para suas exclusivas bolsas de couro e cristal colorido, como você pode ver abaixo.
O estilista Gustavo Cadile, que veste Catherine Zeta-Jones e Eva Langoria, entre outras, recebeu um grupo para um coquetel organizado pelo RP Abraão Ferreira no bar do Hotel Park Hyatt, em Paris. Uma das presenças mais comentadas foi a Princesa Patricia D’Arenberg, viúva do Príncipe D’Arenberg e que hoje namora Jean-Paul Ethevon, ex de Carla Bruni. Na foto ao lado, a princesa e Abraão Ferreira.
A loja de departamentos Printemps deu carta branca às editoras de moda da Vogue Paris, que fizeram vitrines lindas com looks de estilistas consagrados, para a Semana de Moda (abaixo). Nesta quinta-feira (06/03), a parceria se repete numa festa para os fashionistas que estão na capital francesa.
E um momento bacanérrino desta Semana de Moda de Paris, no showroom da Balmain, com uma das boutiques multimarcas mais importantes do Brasil, a Zezé Duarte, quando o diretor-criativo da maison, Olivier Rousteing, que gosta muito do nosso país, veio nos comprimentar. Na foto feita por Marina Nunes, estão Olivier Routeing, Zezé Duarte, a diretora comercial da Balmain, Edith Guerin, e eu.
O fotógrafo e blogueiro Edible Selby, que aparece na foto abaixo na piscina, lançou um novo livro, “Fashionable Selby“. Trata-se de uma edição interessante, habilmente desordenada e colorida, que mostra o interior de casas de personalidades que fazem a moda internacional, como Iris Van Herpen, Carla Sozzani, Pascale Mussard e Dries Van Noten. À venda na Colette, a partir de 18 março. Mais uma para a coleção!
A organização do evento tem participação de Amanda Rostelo Monteiro, brasileira radicada em Paris, e apoio da Embratur. Prometo outros detalhes do evento mais próximo da data. Como diz o cartaz do evento, sensacional!