Tantas atrações naturais e 8.000 kms de litoral, mas não se engane: o Brasil nem de longe está entre os países mais visitados do mundo (é apenas o 44º, segundo ranking da revista Time). A nova arma do governo brasileiro para atrair mais turistas é uma campanha com grandes nomes da música latino-americana. Trata-se de uma série de 12 episódios, com 30 minutos, cada, que vai ser exibida entre abril e junho por uma emissora de TV a cabo em todos os países das Américas do Sul e Central e em parte do Caribe. O tema são as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
O uruguaio Jorge Drexler, por exemplo, gravou um clipe sobre São Paulo, Fortaleza e a Praia de Jericoacara – a trilha sonora é uma música que ele compôs, “Desde el Dia en que Brasil Me Abrió Sus Brazos”. Outro grande parceiro de músicos brasileiros, o argentino Kevin Johansen, também entrou na campanha da Embratur, que tem curadoria de João Marcelo Bôscoli e direção musical de Paulinho Moska. Na série, o Rio é apresentado pela chilena Francisca Valenzuela, que se inspirou no açaí para falar de nossas belezas naturais.