Esqueça aqueles cartazes surrados que prometem trazer de volta a pessoa amada em três dias. O que vem chamando a atenção agora nos postes da cidade, especialmente na Zona Sul, são mensagens de protesto contra tudo o que é tipo de desordem. Da sujeira deixada pelo cachorro ao aumento da violência, o carioca descobriu um novo canal para expressar sua indignação.
Em Botafogo, na Rua Conde de Irajá (entre Capistrano de Abreu e Voluntários da Pátria), o poste exibe o desabafo de um morador, que serve de alerta para todos que circulam por ali: “Esta região vem sofrendo assaltos e furtos diariamente. Fique atento e denuncie”.
Bem perto, no Humaitá, o protesto ganhou tons de humor, com a promoção de um “concurso” para eleger “O Rei Cagão”. Quem seria o vencedor? O cachorro que fez cocô na rua ou o seu dono, que não recolheu a sujeira? Para votar, é só riscar o quadradinho da múltipla escolha – o “animal racional” está ganhando disparado. Os flagrantes foram registrados por Carolina Polhman, leitora do Ginga Carioca, uma página no Facebook dedicada a ajudar o Rio a voltar a ser tudo de bom.