[top5titulo]
Webert Teotônio é especializado em Medicina Preventiva e Performance Humana. A finalidade é regular os níveis hormonais, adequando sua idade biológica com a cronológica , a fim de aproveitar de forma fisiológica a capacidade do seu corpo em desempenhar as atividades diárias. Morando há 8 meses no Rio, Teotônio, que nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia Hormonal e admira o estilo de vida carioca. O médico acha que, através da indicação de uma dieta baseada no equilíbrio hormonal, aliando alimentação adequada e atividade física regular, tudo pode melhorar pra qualquer um. E com uma rotina tão agitada, típica dos grandes centros urbanos como o Rio, o estresse é um dos principais fatores responsáveis por esse desiquilíbrio. Seguem algumas dicas para contornar o problema.
[/top5titulo]
numero:1
Noite bem dormida
“Nada melhor que uma noite bem dormida. Tudo melhora: humor, sensação de bem estar, disposição, além de atuar diretamente no equilibro do nosso corpo. Um sono restaurador é conseguido quando relaxamos e descansamos; é, nesse momento tranquilo, que nosso corpo aproveita para atuar na liberação de certo hormônios, como no caso do GH, o famoso hormônio do crescimento.”
Controle do estresse
“O estresse já virou um hábito do homem moderno. Aí entra em cena o hormônio cortisol, conhecido como “o hormônio do estresse”, que fica com suas taxas elevadas em situações desse tipo. Ele é o grande vilão, que faz as pessoas terem aquele desejo incontrolável de comer doces, além de outros tipos de compulsão.”
Sensação de inchaço
“Sabe aquela sensação de inchaço, quando tudo que se come parece não cair bem? Neste caso, você pode estar sofrendo com uma alteração da flora intestinal ou ser um forte candidato a um quadro depressivo. Se o problema for no intestino, a produção de serotonina fica prejudicada. E é justamente nessa parte do corpo que ocorre a maior parte da fabricação dessa substância – é aquela mesma, que seu organismo fabrica quando se praticam atividades físicas ou quando você come uma barrinha de chocolate!”
numero: 4
Ansiedade
“Vivemos numa corrida maluca o tempo inteiro, quando tudo é pra ontem! Nesta era do imediatismo, nosso tempo vale ouro.Não tem como não bater aquela insegurança em relação ao amanhã. Você deve ser pró-ativo, mas não pode deixar que essa busca por resultados vire doença. Se isso acontecer, a ansiedade irá paralisá-lo nas atividades do dia a dia. E a consequência em nosso organismo são as desordens hormonais, como é o caso do aumento do nível de cortisol, baixa de serotonina e, até mesmo, queda do nível de testosterona.”
Tireoide
“Aquela “borboleta” que fica na porção anterior do nosso pescoço é a grande responsável pelo nosso metabolismo. Este órgão está diretamente ligado à nossa disposição. Quando ele não está funcionando a pleno vapor, situação conhecida como Tireopausa, todo metabolismo fica comprometido. O resultado é mais cansaço, falta de ânimo para realizar as atividades, ganho de peso, sonolência,entre outros sintomas.”
Água, água, água
“Quem nunca desejou mais que tudo por um copo de água bem gelada, quando se está num clima “Rio 40 graus”? A água constitui boa parte do nosso corpo, sendo a chave principal para manutenção da vida. Ela atua como se fosse um “carro” que transporta vários tipos de hormônio pelo nosso organismo, agindo diretamente no papel de cada um. Além disso, ela faz uma verdadeira faxina no nosso corpo, facilitando a excreção de substâncias que prejudicam o bom funcionamento do organismo.”
Proteínas e gorduras boas
“Já dizia Hipócrates: “Que teu alimento seja teu remédio”. Não é de hoje que sabemos que uma alimentação saudável é a base para uma melhor qualidade de vida. A receita é comer proteínas e gorduras boas, evitando os carboidratos em excesso. E nada de pensar em facilitar a vida com alimentos industrializados. Facilita agora, para ter que remediar depois! Esse tipo de comida é repleta de substâncias nocivas ao nosso corpo.”
Glúten e lactose
“A primeira coisa que vem à cabeça: TUDO TEM GLÚTEN E LACTOSE! Uma releitura minha: tudo que você foi acostumado a comer ao longo da vida. Esses dois compostos são verdadeiros inflamatórios em nosso corpo, aumentando a proliferação de bactérias. Com isso, o intestino fica com uma verdadeira “cola”, que embarreira a liberação de substâncias importantíssimas na manutenção de nossa saúde, como é o caso da serotonina. Sendo assim, ficamos mais propensos a desenvolver doenças de um modo geral.”
Importância do sol
“Quem não gosta de tomar sol, principalmente nos momentos de lazer? A exposição ao sol de forma regular e adequada faz com que nosso corpo seja estimulado a aumentar a síntese de um certo hormônio. Até bem pouco tempo atrás, esse grande aliado da boa saúde era conhecido como uma simples vitamina: a vitamina D! Isso mesmo, esse hormônio está diretamente relacionado à capacidade imunológica, prevenindo doenças, como, por exemplo, o câncer de mama e próstata. Além disso, a vitamina D atua também de forma preventiva na osteoporose, já que interfere na absorção do cálcio, e é também usado no tratamento de certas dermatites.”
Espiritualizados adoecem menos
“Você já se questionou qual o conceito de saúde ? Nada mais é que o equilibro harmônico da saúde física, mental e espiritual. Ser saudável não é apenas ter um corpo funcionando normalmente – o que inclui os níveis hormonais a pleno vapor! -, mas também ter bons hábitos de vida, ser gentil, atencioso, prestativo, cordial, cultivar boas amizades e manter uma vida social. Estudos comprovam que pessoas espiritualizadas, ou seja, que têm fé ou crença, adoecem menos. Isso porque essas pessoas mantêm uma higiene mental baseada em um Deus, ou ser maior, onde tudo pode, aumentando assim seu poder de confiança e determinação.”