A comoção mundial provocada pelo desaparecimento do avião da Malaysian Airlines não sensibilizou um grupo ainda não identificado de “cibercriminosos”, que se aproveitou do grande interesse gerado pelo caso para aplicar um golpe na internet. Não se engane se abrir o Facebook e der de cara com uma mensagem que anuncia um vídeo sobre a descoberta do Boeing 777 e seus passageiros e tripulantes: é falso.
O suposto vídeo indica que o avião, sumido há 10 dias, foi localizado próximo ao Triângulo das Bermudas; os autores fizeram montagens com fotos para chamar a atenção do internauta, citando, inclusive, o conteúdo forte das cenas. Se clicar para assistir ao vídeo – fictício -, o usuário da rede social será redirecionado para uma página onde é exigida a instalação de um plug-in. Ao aceitar essa instalação, o internauta, na verdade, fará download de um programa indesejado, que passará a exibir propagandas.
O alerta foi feito pelo Kaspersky Lab, um dos maiores fornecedores mundiais de segurança para computadores. “Cibercriminosos” costumam se aproveitar de notícias de grande repercussão para aplicar golpes na internet – foi assim, por exemplo, com a morte de Osama bin Laden e o nascimento de George, filho do Príncipe William e Kate Middleton.