É de uma brasileira a responsabilidade de abastecer as seções de moda e decoração da rede de supermercados francesa Monoprix. E Lilian Rosas fez uma grande transformação: substituiu artigos banais por coleções que se tornaram objetos de desejo, alcançando o maior sucesso.
Lilian começou a trabalhar com moda ainda no Brasil, com a carioca Maria Bonita. Em 1990, mudou-se com a família para Paris e, depois de alguns meses, entrou para a equipe de estilo da Chevignon. Dali, foi contratada como diretora de compras da Kookai, onde permaneceu por 11 anos; com seu trabalho bacanérrimo, colocou a marca no ranking das mais vendidas na época e fez o time de estilo saltar de 20 para 350 colaboradores.
Não por acaso, Lilian chamou a atenção da marca de lingerie Etam; em sua nova missão, ao longo de cinco anos, registrou um importante crescimento. E, então, com saudades do Brasil, aceitou convite do Cabinet Whitaker International para organizar o setor de compras da rede de lojas Renner. Mas não ficaria muito tempo longe da França; convidada pela Monoprix, assumiu a direção de compras de têxtil e decoração.
Desde então, sua gestão é apreciada tanto pela diretoria executiva quanto pela clientela fiel. O conceito de uma moda atemporal e para todos, com produtos de qualidade, agradou em cheio; Lilian virou destaque na imprensa francesa. Com sua ampla visão de mercado, está fazendo da Monoprix uma marca acessível, começando pela coleção masculina, a Monoprix Homme. Os acessórios também vêm ocupando espaço importante; parcerias com artesãos franceses resultaram em bolsas e calçados com apelo fashion bem interessante.
Lilian acertou também com os produtos para bebês e crianças, fechando com fornecedores exclusivos que garantem cuidado, combinação de cores e harmonia de estilo – do jeito que as mães gostam. Outro departamento de destaque é a decoração: de objetos que traduzem conforto a soluções para um lindo jantar, a brasileira revela inovação – a tal ponto que, hoje, fashionistas parisienses dão depoimentos aos jornais sobre o prazer em comprar em uma das 465 lojas espalhadas por 200 cidades.
O próximo projeto de Lilian é promover o Brasil na rede de supermercados. Através do “Le Brésil s’invite chez Monoprix”, cinco artistas – Isabelle Tuchband (São Paulo), Isabela Capeto (Rio), Rita Lessa (Minas) e Ana Luiza Laranjeiras e Silvia Calazans (Bahia) – vão apresentar seus trabalhos nas áreas de moda, gastronomia e decoração, em exposição que acontece em maio. Resumindo: muito querida, com força e personalidade impressionantes, Lilian tem uma carreira brilhante, coloca amor no que faz e é um exemplo para as mulheres que sonham em vencer. Bravíssimo!
É impressionante a exposição do chinês Ren Hang na Nue Galerie, em Paris (abaixo). As fotos mostram homens e mulheres nus – sozinhos ou acompanhados, gays, heteros poetizando a sexualidade da juventude chinesa de hoje, com um ponto de violência. Com este trabalho, o artista é considerado um subversivo em seu país, onde a homossexualidade é um tabu e motivo de muito preconceito.
Ren já foi interditado várias vezes pela polícia; mesmo alguns artistas chineses não compreendem seu trabalho. Trabalho este que ele só pode expor no exterior, em países onde seja bem-vindo e apreciado como inovador. Toda a polemica em torno dele só fez aumentar sua popularidade. Uma linda exposição para ser vista até 14/03 (Rue Méhul, 29)
Considerada uma marca de calçados com preços razoáveis, a MelowYellow ganhou um caráter hiper fashion pelas mãos de seu novo diretor criativo, o francês Juilen Granero. Com sua forma leve de ver a moda, ele criou modelos modernos superfemininos, misturando esporte e uma dose de humor. Suas criações estão em vários editoriais de revistas especializadas, e a marca conquistou uma clientela viciada em moda, que antes não tinha. A coleção é bacanérrima!
Pela primeira vez, a Maison Européeene de la Photografie dá carta branca ao artista plástico, designer, músico e cineasta David Lynch, que expõe “Small Stories”: são 40 fotos que contam uma pequena história em preto e branco, criadas especialmente para a mostra. Imagens onde o público descobre todos os motivos do universo do artista. Em cartaz até 16/03. Imperdível! (Rue de Fourcy, 5-7).
Mel, Mich et Martin é uma mistura interessante de restaurante, butique e galeria. A ideia dos três proprietários Mel, Mich e Martin – daí o nome – é integrar atividades no mesmo espaço, onde o cliente compra peças de moda e desing de jovens criadores, vê uma exposição de fotos de novos talentos e pode degustar um prato superdelicioso e simples, ao mesmo tempo. Até o final de março, está em cartaz “Life’s Bazaar”, do fotógrafo Stéphane Giner, expressando sua visão da vida. A decoração tem clima vintage e a clientela é bacanérrima. Vale a pena visitar!