Ela é uma das jornalistas brasileiras de referência em Paris. Colaboradora do jornal Valor Econômico e do site BBC Brasil, além de assinar uma coluna mensal na revista Menu sobre a gastronomia na capital francesa, Daniela Fernandes tem uma carreira pontuada de momentos fortes e importantes. É reconhecida pela diversidade de seu trabalho e pela capacidade para entrevistar, com a mesma desenvoltura, desde os grandes empresários e investidores ao pequeno artesão, um chefe de cozinha ainda desconhecido ou o dono de uma loja de artigos inusitados. Sua história na França começou em 1989, quando, recém-formada pela PUC-SP, veio fazer estágio no Le Figaro. Pouco depois, Daniela voltou ao Brasil e, uma década depois, mudou-se em definitivo para cá.
Entre as personalidades entrevistadas estão M. Yves Carcelles e Patrick Thomas (abaixo), quando eles ainda eram presidentes da Louis Vuitton e da Hermès, respectivamente, estilistas mundialmente badalados e chefs estrelados, como Eric Frechon, do Bristol. Seu sucesso pode ser traduzido por sua elegância e pela forma clara e precisa de escrever. Suas reportagens transmitem exatamente a alma do entrevistado; é um dom bem particular, como demonstrado na entrevista com Pierre Cardin (ao lado).
Daniela é lembrada, por exemplo, pela reportagem sobre as festas nas catacumbas de Paris, quando usou roupa especial para percorrer os subterrâneos parisienses para revelar um evento tão exótico e divertido. Ficou trabalhando até as 5 da manhã, até ser retirada por seus assistentes através de um bueiro, no meio de uma rua. Ela também participou da cobertura da visita da Presidente Dilma à capital francesa, em 2012, sendo convidada para o jantar de honra oficial nos salões do Palácio do Eliseu.
Super simpãtica e atenciosa com todos, muito querida pelos amigos e por profissionais de sua área, Daniela é uma agradável companhia. Dinâmica, sempre transmitindo confiança aos entrevistados, conquistou seu espaço e ocupa um lugar privilegiado no jornalismo internacional. Bravo!
Nordick Market é uma butique de decoração exclusiva em Paris; o dono, Guillame Deroy, representa grandes nomes do cenário escandinavo, como Ditte Fischer, Ellino, Lassen, Karin Jensen e Anne Fabricius Moller. Tendência forte atual, o design daquela região conquistou um espaço enorme, graças aos objetos únicos, raros e criativos – uma síntese perfeita entre a forma e a função, onde a estética e a utilidade conjugam para valorizar a decoração de interiores.É um estilo que exprime sensualidade, durabilidade e funcionalidade. As peças expostas na butique são, em sua maioria, exclusivas, de extremo bom gosto e com preços interessantes.Na sua próxima viagem a Paris, vale a pena a visita à loja (Rue Charlot, 13).
“Papier Glacé, um seculo de fotografia de moda do grupo Condé Nast” é o nome da exposição que acontecerá de 01/03 a 25/05/2014 no Palais Galliera. Serão exibidas 150 fotos, desde 1918 aos nossos dias – trabalho de mais de 80 grandes fotógrafos, como Adolf de Meyer, Helmut Newton, Peter Lindbergh, William Klein e Steven Meisel. As imagens foram publicadas em revistas do grupo, como Vogue, W Magazine e Vanity Fair. As fotos serão acompanhadas de uma quinzena de looks da alta costura da coleção particular do museu. Imperdível!
Ficou linda a campanha verão 2014 do estilista de sapatos Christian Louboutin. Ele escolheu o fotógrafo Peter Lippman, que criou um clima poético, retratatando os sapatos dentro de grandes quadros de artistas famosos, como Pissaro, Monet, Cézanne, Fantin-Latour e, ainda, Vincent Van Gogh, com os Girassois. Bacanérrimo!
A marca americana Proenza Schouler, dos estilistas Lazaro Hernandez e Jack McCollough, vai ganhar expo no primeiro andar da loja de departamentos Le Bon Marché. E, para festejar a oportunidade da primeira mostra em Paris, eles criaram uma coleção-cápsula com os itens mais conhecidos, que serão vendidos com exclusividade na loja, junto da coleção verão 2014. Em cartaz de 22/02 a 22/03 (Le Bon Marché, rue de Sevres,24).
Ficou bacanérrimo o projeto do fotógrafo francês Brice Ferre. “Abstract Series” (abaixo) consiste em fotografar e revelar a beleza das curvas femininas usando uma luz retrô, que mostra a silhueta da mulher de forma difusa. São verdadeiras obras de arte, elegantes como se fossem ilustrações da moda parisiense de uma outra época. Lindo demais!
Os fashionistas que estiveram em Paris para a semana da Alta Costura ficaram encantados com a beleza da nova loja de acessórios da maison Chanel, no número 42 da Av. Montaigne. Karl Lagerfeld deu carta branca ao “arquiteto fetiche” das grandes marcas, Peter Marino, que privilegiou linhas bicolores, materiais nobres, como madeira , tweed e cristal. Esplêndidas obras de arte, feitas exclusivamente para a butique, são expostas ao longo do espaço entre as coleções de bolsas, sapatos, bijuterias, relógios e perfumaria. Puro requinte!