Paris está em festa com a Semana de Moda, que começou nessa terça-feira (25/02) e vai até 05/03. Compradores, celebridades, fotógrafos, modelos e estilistas encontram-se pra fazer negócios e festejar a moda prêt-à-porter de inverno. São milhares de pessoas expondo nas feiras, assistindo aos desfiles e comprando nas boutiques da cidade. As propagandas chamando para o evento são lindas e criativas, como as que mostro abaixo. Bacanérrimo!
Se você vem para a Semana de Moda de Paris, não deixe de ver mais uma expo da supermodelo inglesa Kate Moss – desta vez, na Galerie ArtCube, na Place Furstemberg. ”La Révélation Kate Moss” apresenta fotos em preto e branco, do início dos anos 90, quando Kate ainda era bem novinha. Vestida de meias com ursinho ou pijama, as imagens já mostravam uma menina que nasceu pra brilhar. Em cartaz até final de março.
A Vogue Paris de março vem com um encarte mostrando algumas imagens de fotógrafos consagrados, e que foram incluídas na atual Semana de Moda de Paris. Os registros fazem parte da exposição “Papier Glacé”, que revela um século de fotografias de moda, publicadas nas revistas editadas pelo grupo Condé Nast – recentemente, escrevi aqui sobre a expo, que inaugura em 1º de marco no Palais Galliera. Abaixo, no sentido horário, as fotos de Mert Alas & Marcus Piggot; Péter Lindbergh; Inez & Vinoodh; e Mert & Marcus.
Butique nova na moda parisiense, a marca do costureiro francês Jean-Louis Scherrer volta à cena depois de ter fechado as portas, em 2008. Criada em 1962 pelo estilista, viu seu apogeu nos anos 70/80; depois da morte do criador, em 2013, foi comprada por vários grupos financeiros. Seu proprietário, o grupo francês JSB Internacional, decidiu relançar a marca e, em abril próximo, vai inaugurar loja no número 111 da Rue du Foubourg-Saint-Honoré – na verdade, onde tudo começou! Bem-vinda!
Uma cantina com um clima mais sofisticado é o novo restaurante Paradis. Com decoração anos 30 cheia de extravagância, fotos de Man Ray nas paredes, cadeiras assinadas Robert Mallet e uma escadaria em alumínio vinda de um navio francês, é o um dos bistrôs mais bem frequentados de Paris, numa região que vem se transformando através da inauguração de vários restaurantes e butiques de jovens estilistas.
Com ambiente superagradável que atrai gente bonita da moda, televisão, teatro e finanças, traz no cardápio opções deliciosas que mudam diariamente – tudo criado pelo chef Nicolas Gaudin, aluno do grande Alain Passard. É um ótimo endereco para comer bem, se divertir e conhecer parisienses interessantes, no número 14 da Rue de Paradis.
Ficou maravilhosa a colaboração do artista francês JR com o New York City Ballet, no David H. Koch Theatre, por ocasião do Art Series. JR colocou no saguão do teatro a foto de um olho imenso, composto por 80 bailarinos da companhia de balé. Um dos artistas do momento da cena pop internacional, JR sucede a Andy Warhol, Jullian Schnabel e Keith Haring, que participaram de edições anteriores do Art Series. Ele escolheu a pureza do papel branco para valorizar ainda mais a qualidade e a beleza do balé.
Acostumado a fotografar pessoas em grandes centros urbanos, favelas e guetos, onde fez o projeto de fotos gigantescas, JR também é responsável pelo projeto que cobrirá toda a fachada do Panthéon, em Paris, com uma foto gigante de rostos desconhecidos escondendo o monumento, que ficará em reforma por muito tempo.
Vocês sabem que as francesas usam foulards como os brasileiros usam óculos de sol; é um acessório imprescindível no guarda-roupa delas. E a marca da vez é a 1984, que busca inspiração no mundo das artes, como a música, o cinema e as artes plásticas. Sua assinatura sugere muita sensualidade, transportada por estampas inusitadas. Através de uma efervescência de cores e motivos naïf, a marca reinterpreta a tradição dos foulards, de forma bem interessante. São lindos!