[top5titulo]
É o verão mais quente dos últimos 30 anos para os cariocas, um tremendo sufoco, em que a sensação térmica atingiu incríveis 51 graus (ainda com possibilidade de esse recorde ser batido). O resultado são praias lotadas – até aquelas que, com suas águas bem poluídas, costumavam ficar meio assim… vazias. Ainda tem quase dois meses de verão pela frente, o que significa muito calor, mas também muito mergulho e muito sol. Cuidado! A exposição solar prolongada pode causar efeitos desagradáveis, desde manchas no bronzeado ao temido câncer de pele.
Todo mundo sabe disso, mas parece esquecer… Por isso, a dermatologista Juliana Piquet, querida de atrizes e modelos, traz informações importantes. Além da prevenção, a médica conta as novidades em tratamentos para quem quer atravessar o verão com a pele lisinha e saudável. Você sabia, por exemplo, que os protetores solares vendidos no Brasil têm proteção mais baixa do que o rótulo indica? Para ter o Sol como um amigo, preste atenção às dicas que Juliana traz esta semana.
[/top5titulo]
numero:1
Use chapéus e roupas com proteção solar
“A dica é só usar roupas e chapéus que contenham o FPU 50 (índice de proteção solar dos tecidos). Eles filtram 98% da radiação, fornecendo uma proteção altíssima aos raios UV! Atualmente, existe grande variedade de modelos e cores – pra deixar todos na moda!”
Use filtro solar
“Por mais óbvio que pareça, ainda há quem resista ao uso do filtro, com a desculpa de que é… melado! A diversidade de texturas disponíveis atualmente é enorme, e a dica são os últimos lançamentos com seruns de toque seco, pós e filtros com cor de base.”
Filtros com anti-oxidantes
“Além da praticidade, os filtros que contêm antioxidantes em sua fórmula também acrescentam benefícios maravilhosos, como a proteção das células de defesa da pele (que diminuem com a exposição solar) e o dano ao colágeno.”
numero: 4
Não suspenda os ácidos
“Verão não implica na suspensão de todos os ácidos! Pelo contrário, é quando mais precisamos deles para manter a pele clara e livre de manchas. Existem ótimas opções para substituir o ácido retinóico, sem irritar a pele nem deixá-la mais sensível.”
Limpeza e hidratação
“Para limpeza do rosto, nada de sabonete ou lenços demaquilantes! O ideal são os géis de limpeza sem sabão, os chamados syndets, que mantêm o pH fisiológico da pele e preservam a barreira cutânea. Uma ótima dica é o Cleananse, da Avene.”
Microagulhamento
“Para evitar as indesejáveis manchas que aparecem nessa época do ano, uma ótima opção é associar o microagulhamento a uma máscara de vitamina C altamente concentrada. As agulhas penetram na pele, fazendo “micro furinhos” que possibilitam a penetração mais profunda da vitamina, com sua ação clareadora e anti-oxidante.”
Peelings superficiais
“O verão não é ideal para tratamentos agressivos, mas é preciso limpar e esfoliar a pele para retirar as células mortas, além dos restos de filtro solar. Uma alternativa são os novos tratamentos da linha profissional da Skinceuticals, disponíveis em várias clinicas. Os produtos têm altas concentrações de ativos nobres e são altamente eficazes, ajudando a limpar, renovar e clarear a pele.”
Flacidez facial
“Um super tratamento que também pode ser feito essa época do ano é o Ulthera. O equipamento usa o ultrassom focado para atingir as camadas mais profundas da pele, estimulando novas fibras de colágeno, e combatendo a flacidez. Também é muito procurado por homens.”
Coolsculpting
“Este é a ultima palavra para eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis! Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, a máquina congela a gordura do local desejado, que depois é eliminada pela urina sem necessidade de cirurgia. A promessa é um resultado bem parecido com o de uma lipo.”
Freeze
“Ainda falando do tratamento corporal, o Freeze é excelente no combate à flacidez. O tratamento é indolor e pode ser feito o ano todo. Pode ser combinado, inclusive, com o Coolsculpting”.