Vista espetacular, paisagem revigorante, cachoeiras… e um grande sufoco pra chegar lá. Essa foi a situação de dezenas de motoristas – a maioria dos carros tinha placa de outras cidades – que seguiam pelo acesso ao Mirante do Dona Marta, na manhã desta sexta-feira (03/01). Era tanto visitante que os veículos foram colocados pelos vigilantes numa longa fila, aguardando liberação para seguir em direção às Paineiras e ao Corcovado.
Para os homens, a espera parece ter sido pior: o banheiro masculino do Mirante estava quebrado e sem água, logo nesse calorão de 40 graus. Teve gente dizendo que não volta mais ao Rio; alguém comentou que fila na Disney, nas férias, é pior; mas a maioria reclamou que, justamente por ser o principal destino turístico no Brasil, a cidade precisa oferecer melhor estrutura.
Quem vem de fora ou mesmo muitos cariocas podem não estar sabendo: o Parque Nacional da Tijuca recomenda que os visitantes evitem acessar a região de carro, já que a Estrada das Paineiras está com o acesso a veículos restrito até o Carnaval – a medida já é adotada nos fins de semana. O objetivo é coibir o tráfego de vans não autorizadas e diminuir os engarrafamentos no entorno do Cristo. Talvez nem a Prefeitura esperasse que tanta gente fosse ao monumento de uma só vez – o recorde foi batido na véspera do Réveillon, com 15.500 visitantes, o que provocou espera de até quatro horas. Para quem quer conhecer o Corcovado, a dica das autoridades é seguir de van credenciada ou pegar o tradicional trenzinho vermelho (neste caso, comprando o bilhete antes pela internet, para evitar filas).