Para a ex-BBB Maria Melilo e o campeão de levantamento de peso Enzo Perondini, a consequência foi um câncer de fígado. Para a nadadora Rebeca Gusmão, custou a vitoriosa carreira. Em comum, os três foram vítimas dos efeitos colaterais dos anabolizantes e tentam retomar a vida normal. Maria, Enzo e Rebeca deram depoimentos corajosos ao programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil.
“Eu tinha 20 anos, a gente quer chegar à perfeição, né? Quer estar com o corpo cada vez mais bonito e acaba não pensando na saúde por dentro. Eu tomava (testosterona) e não pensava nesse efeito colateral”, conta Maria. Depois de lutar por dois anos contra a doença e passar por uma cirurgia, ela conclui: “Tudo fica muito pequeno quando você tem uma doença dessa”.
Enzo compara o uso de anabolizantes a um vício. Em parte do dramático depoimento ao programa, ele diz: “Eu tenho ciência de que sou um drogado; como um ex-alcoólatra, não posso tomar o primeiro gole”. Já Rebeca, banida do esporte depois de conquistar quatro medalhas no Pan do Rio, em 2007, ainda sonha em disputar as Olimpíadas de 2016. “É como terminar uma relação sabendo que a pessoa te ama e você a ama também”, diz, emocionada.
“Caminhos da Reportagem” investigou o consumo indiscriminado de hormônios masculinos artificiais. O repórter Gustavo Minari conseguiu comprar doses de anabolizantes, apesar de a venda sem receita ser proibida, e também entrevistou um estudante que usa a substância fabricada para animais. O programa vai ser exibido nesta quinta-feira (23/01), às 22h.