Por mais grades que nos cerquem e câmeras que nos vigiem, ainda corremos perigo. A tecnologia não assusta mais os ladrões, como os que fizeram um arrastão num prédio da Rua Guilhermina Guinle, em Botafogo. Renderam o porteiro, invadiram apartamentos e, na saída, para dificultar o trabalho da Policia, levaram também o HD com as imagens do circuito interno de vigilância.
Há poucos dias, um fotógrafo amigo do site passou pelo mesmo drama; ele teve todo o material de trabalho roubado em Vila Isabel, onde mora, e o prejuízo ficou em cerca de 35 mil reais. Depois do arrastão na Zona Sul, ele usou a rede social para desabafar: “Não existe ‘morar com segurança’ no Rio, eles roubam aonde quiserem… Seja em Vila Isabel ou em Botafogo, estamos todos em risco. Lamentável ainda sermos sede de mil eventos internacionais. Cai na real, RJ”.
De acordo com as últimas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, o roubo a residências foi um dos crimes que tiveram aumento: 7%, na comparação anual. Os números referem-se a setembro, quando foi feito o mais recente levantamento. Ficamos na torcida para que a curva mude de rumo em 2014 e se torne descendente.