Nada será como antes na Galeria Athena Contemporânea, de Filipe Masini, depois do próximo dia 30. O marchand abre o espaço no Shopping Cassino Atlântico (Copacabana) para o projeto “Ocupa-se”, com uma proposta de deixar o artista plástico fazer a intervenção que bem quiser. É o incentivo total à livre expressão, o chamado movimento “Art Free”. “O foco da Athena é a pluralidade de criação, com espaço para o novo e, ao mesmo tempo, valorizando suas influências”, explica Filipe, acrescentando: “É uma galeria que quer discutir o pensamento”.
E quem vai travar esse diálogo com o público é o artista urbano Zezão, que saiu da periferia de São Paulo para conquistar o circuito alternativo, com sua arte em tampas de bueiro, escombros, prédios abandonados, becos e viadutos. “Vamos ocupar a galeria com cinco esculturas, interferindo em sua arquitetura, no chão. É um trabalho muito experimental, bastante gráfico, com um design mais futurista, bem diferente dos grafites que as pessoas já conhecem”, conta Zezão.
O paulistano já deixou sua marca nos canais de Londres, onde também teve obras incluídas numa coletiva, na Opera Gallery. Por aqui, muitos cariocas reconhecem seus traços na Rocinha, em bueiros de Copacabana e tapumes de São Conrado e da Zona Portuária. Quem ainda não percebeu, é só dar uma passadinha na Athena, no fim da semana que vem.