Um grupo de 20 jovens moradores da ilha de Paquetá está contando os dias para realizar um sonho que parecia impossível: levar sua música à Europa. Com idades entre 13 e 20 anos, eles formam a Orquestra Jovem Paquetá, que embarca no próximo sábado (18/01) para a Alemanha. Para muitos deles, esta vai ser a primeira viagem para fora do Brasil, ou mesmo do Rio.
A orquestra foi criada há 15 anos, com o apoio do projeto social “Bem Me Quer Paquetá”, que programou a excursão e conseguiu as passagens aéreas. Nas últimas semanas, os jovens têm dividido seu tempo entre os ensaios e a organização de eventos para levantar fundos para a viagem. Fizeram um brechó e criaram uma vaquinha online, ou melhor, uma “vakinha”, no melhor sotaque alemão. Assim, conseguiram dinheiro, por exemplo, para o deslocamento de ônibus entre os locais de apresentação.
O esforço da garotada chamou a atenção além dos limites da Baía de Guanabara. O Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio também decidiu apoiar a causa e, na Alemanha, famílias ofereceram hospedagem em suas casas. “Vale tudo nessa reta final, até conhecer de pertinho o mapa da Alemanha e conhecer um pouco sobre cada uma das cidades por onde a orquestra vai espalhar sua alegria e seu jeito de tocar”, contam os jovens em sua página no Facebook, concluindo: “Játem até gente arriscando um alemão básico, pra não se perder na viagem”.
Na bagagem, além das pesadas roupas de frio recebidas como doações, a Orquestra Jovem Paquetá leva um repertório 100% nacional, incluindo obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Cesar Guerra-Peixe e Sivuca. De 28 de janeiro a 07 de fevereiro, eles vão se apresentar em cinco cidades: Nürtingen, Bonn, Bad Bevensen, Hannover e Berlim, a capital, onde terão a chance de participar de um ensaio aberto da Filarmônica de Berlim, uma das mais importantes do mundo. Frio na barriga? Nem pensar. Olha só a alegria da garotada com as passagens na mão…